A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão suplementar da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Sua função é organizar o processo contínuo de auto-avaliação da universidade, em todas as suas modalidades de ação, de modo a fornecer à comunidade acadêmica e a toda a sociedade uma visão sobre o estado de desenvolvimento da instituição, sua qualidade educativa e sua relevância social.
A criação de CPAs no âmbito das universidades brasileiras é amparada na lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes.
Sugestões para o programa de avaliação institucional podem ser enviadas para o e-mail cpa@ufla.br
Unidades administrativas da Ufla e segmentos organizados da comunidade acadêmica podem também solicitar a CPA reunião para a discussão de temas relevantes ao processo de avaliação.
Mais inforamações: www.cpa.ufla.br
Agenda
Abril de 2005 – Recebimento das sugestões para o programa de avaliação institucional;
Maio de 2005- Seminário à comunidade acadêmica para debate do programa de avaliação institucional;
Junho de 2005 – Reformulação do programa de avaliação institucional;
Julho a dezembro de 2005- Implementação do processo de coleta de dados quantitativos da instituição e elaboração das ferramentas computacionais para a aplicação e análise dos questionários à comunidade acadêmica;
Fevereiro de 2006 – Elaboração do primeiro relatório parcial da avaliação institucional;
Março a agosto de 2006 – Aplicação das demais metodologias de avaliação institucional e início da elaboração de análises de inferência sobre as dimensões previstas no projeto. Elaboração do segundo relatório parcial da avaliação institucional;
Setembro a dezembro de 2006- Finalização das análises sobre as dimensões previstas no projeto. Meta-avaliação do processo executado e elaboração do primeiro relatório final de avaliação institucional.
Ainda em 2006 a Ufla deverá receber uma comissão externa de avaliação institucional, estabelecida pelo INEP.