Termina no dia 8 de julho o prazo para envio de propostas de financiamento de pesquisa dentro do edital de apoio ao agronegócio. O edital, inserido no programa ‘Rede Estadual de Ciência e Tecnologia para Inovação Agroindustrial’, irá destinar recursos da ordem de R$1,4 milhão para projetos direcionados às cadeias produtivas do leite, café, fruticultura, batata, cachaça de alambique e a área de tecnologia de alimentos.
Entre os temas propostos, estão o desenvolvimento de métodos para identificação e caracterização de microorganismos visando a segurança alimentar e a qualidade do leite; desenvolvimento de tecnologias para utilização industrial da casca e de grãos defeituosos de café; produção integrada de frutas; manejo integrado na cultura da batata; obtenção de metodologia para diferenciação da cachaça de alambique daquelas obtidas por destilação em coluna; desenvolvimento de tecnologias para elaboração de produtos para consumo humano a partir de descartes da industrialização e comercialização de frutas e olerícolas.
Estão convidadas a participar as instituições de pesquisa, desenvolvimento e ensino, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no Estado. Como ressalta Mario Neto Borges, diretor científico da Fapemig, é importante lembrar que, por trás dos produtos agroindustriais de sucesso dentro e fora do Brasil, há um investimento pesado em pesquisa.
Mais informações no site da Fapemig: www.fapemig.br , link Edital de Demanda Induzida ou pelo e-mail da Central de Informações: ci@fapemig.br