Ufla presente no III Fórum Florestal

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) representada pelo pró-reitor de Pesquisa, prof. José Roberto Soares Scolforo estará presente no III Fórum Florestal, que acontecerá em Belo Horizonte, nos dias 11 a 13 de julho.

O prof. José Roberto Scolforo será conferecista sobre os temas: “Inventário Florestal de Minas Gerais, dia 12 e Manejo de Candeias, dia 13.

O inventário florestal de Minas Gerais consiste no mapeamento da flora nativa e dos reflorestamentos existentes no estado, etapa efetuada em 2004 e no monitoramento contínuo desta cobertura. A fase atual consiste nas pesquisas quantitativa e qualitativa do estoque em volume e carbono, entre outros, além da lista de espécies da flora nativa e a caracterização dos reflorestamentos. Tais informações serão utilizadas como instrumento de política, planejamento e gestão florestal e ambiental pelo Instituto Estadual de Florestas, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e desenvolvimento Sustentável e, por outros setores do governo do estado de Minas Gerais.

Em solenidade no dia 09/06/05 com a presença do Governador de Minas Aécio Neves, o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável Dr. José Carlos de Carvalho, do diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Dr. Humberto Candeias Cavalcanti e demais autoridades, foi apresentado a primeira fase do Inventário com o mapeamento da Flora Nativa e dos reflorestamentos.

A equipe envolve os professores José Roberto Soares Scolforo (coordenador), Luis Marcelo Tavares de Carvalho, Antonio Donizette de Oliveira, José Márcio de Melo, Ary Teixeira de Oliveira Filho, Douglas Antonio de Carvalho, Eduardo van den Berg e Denílson Ferreira de Oliveira, possui vinte e sete (27) estudantes bolsistas mantidos pelo projeto, mais 17 equipes de campo devidamente estruturadas para realização dos trabalhos de campo.

Este projeto além de possibilitar a estruturação de vários laboratórios na Ufla, financia teses e dissertações, financia 27 bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação. Culminará com a produção do Atlas da vegetação e do estoque da flora nativa e reflorestamento de Minas Gerais e com a criação do Núcleo de Informação da Biodiversidade – NIBMG em Minas Gerais ligado ao Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal.

O III Fórum Florestal será realizado no Auditório do CREA-MG, em Belo Horizonte, Av. Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho.