Modernização e Agilidade na DRCA

Criado desde a existência da Universidade Federal de Lavras (Ufla) em 1.908, o Serviço Escolar que passou a se chamar Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), vem melhorando a qualidade de seus serviços prestados na Ufla no decorrer dos anos.

No período de 1.985 a 1.994 formaram 2.495 alunos de 6 diferentes cursos. Na década seguinte de 1.995 até 2005, a Universidade ampliou para 10 o número de cursos superiores, graduando 3.656 alunos. Em 98 anos de existência a Ufla formou 8.889 alunos de graduação, oriundos de todas as partes do país, onde se tornou referência nacional na qualidade de ensino.

Atualmente a DRCA realiza em média de 80 a 100 atendimentos diários, que crescem em períodos de inscrições dos alunos nas respectivas áreas: Graduação, Stricto sensu (Mestrado e Doutorado), Pós- Graduação Lato Sensu (distância e presencial) realizado em parceria com a Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (Faepe). Depois da alteração do sistema de registros criado no início desse ano, o processo de registros de certificados que anteriormente durava em torno de 3 meses passou para no máximo 15 dias.

Somente no ano de 2005 foram arquivados 1.908 pastas de alunos dos cursos de Pós- graduação (Lato- sensu). Até Julho deste ano, já foram registrados 1.046 alunos e a tendência é de que estes números cresçam com a qualificação que a Universidade oferece aos seus alunos.

O objetivo da DRCA é a realização dos registros acadêmicos e seus controles, a emissão de documentos, diplomas, certificados, declarações, atestados e outros relativos às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Também coordena e centraliza os Registros e Controles Acadêmicos e a emissão dos documentos a eles relativos, realizados pelas secretarias dos Departamentos, Didáticos- Científicos, Pró-Reitorias e outros órgãos.

Recentemente a DRCA iniciou o novo processo de arquivamento de alunos e ex- alunos no qual ficará pronto no início do mês de outubro, onde estão sendo substituídos os arquivos de aço por caixa box, que serão anexadas dentro do novo e moderno arquivo deslizante. Desta forma o tempo de pesquisa para localizar uma pasta será muito mais rápido em relação ao sistema anterior, além dos documentos não deteriorarem no decorrer dos anos.

A cada atendimento realizado pelos servidores do setor, é necessário que o aluno compareça no mínimo 2 vezes: uma para solicitação, e outra receber o documento solicitado. Brevemente, a DRCA caminhará para a vinda do aluno uma única vez para o recebimento uma vez que o pedido será realizado através da internet.

Em média a entrega de diplomas é de 60 dias, e de certificados de Pós- Graduação é de 5 dias úteis.

Veja a tabela de registros efetuados até Julho deste ano:

Diplomas de Graduação – 223
Diplomas de Pós- Graduação – 191
Registros de Certificados de Extensão – 8.758
Registros de Certificado da Pró Reitoria de Assuntos Estundantis Comunitários e Culturais (PRAECC)- 51
Registros da Pró- Reitoria de Pesquisa (PRP) – 578
Registro de Diploma de Estrangeiros (Revalidação) – 17

Este é o ritmo de trabalho que a Diretoria de Registro e Controle Acadêmico desenvolve na Universidade Federal de Lavras. Atualmente conta com 11 servidores e um estagiário que se empenham para atender às solicitações e realizar diversos serviços em várias áreas para melhor atender o aluno.