Ufla participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Ministério de Ciência e Tecnologia realizou, de 16 a 23 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Criatividade & Inovação. Este ano o tema proposto foi inspirado nos feitos de Alberto Santos Dumont, já que em 2006 comemora-se o centenário do vôo do 14 Bis. O objetivo é divulgar as pesquisas e as tecnologias geradas nas instituições de pesquisa, envolvendo universidades, escolas e instituições científicas e tecnológicas.

Em Lavras a Ufla participou da Semana promovendo vários eventos como palestras sobre o uso da aviação na agricultura e sobre ciência e inovação na agricultura, apresentação de documentário sobre Santos Dumont, exposição de aviões em miniatura, exposição de fotos e realização de sorteios de vôos panorâmicos para a comunidade.

De acordo com o professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, reitor da Ufla, foi uma oportunidade de aproximar a pesquisa científica da comunidade. ‘Pelo terceiro ano consecutivo participamos dessa iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. O objetivo é provocar uma discussão sobre o assunto, é abordar aspectos importantes sobre a geração de novos conhecimentos e sobre inovação. É uma forma de aproximarmos a pesquisa científica do cotidiano das pessoas, para que elas percebam que muito da melhoria da qualidade de vida e das soluções hoje disponíveis em sua rotina diária é resultado da pesquisa desenvolvida em instituições como as Universidades. O tema proposto em 2006 foi muito sugestivo, quando celebramos o primeiro centenário do vôo do 14 bis. E Santos Dumont foi um grande cientista, um notável pesquisador à sua época, motivo de orgulho para todos nós, brasileiros. Se não foi o maior pesquisador brasileiro, certamente é um dos mais famosos; é interessante que nossa sociedade reflita sobre este feito e valorize ainda mais as pessoas e instituições que se dedicam à pesquisa em nosso País’, disse o reitor.

A idéia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende também chamar a atenção para a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece anualmente no mês de outubro, desde 2004, quando foi criada por decreto. É coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e cresce a cada ano. Em 2004, 257 instituições, distribuídas por 252 municípios do país, promoveram 1.848 atividades. Já em 2005, foram 844 instituições, que, em 332 municípios, realizaram 6.701 atividades. Em 2006, ela deve cresceu ainda mais atingindo número bem maior de municípios e envolvendo mais universidades, escolas e instituições científicas e tecnológicas. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2006 contabilizou mais de 8.400 atividades. Participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano, 299 cidades brasileiras e 998 instituições ligadas a ciência e tecnologia espalhadas por estas cidades.