3ª edição do Concurso de Qualidade de Café chega a etapa final

Acontece esta semana na Universidade Federal de Lavras a etapa final do Concurso de Qualidades dos Cafés de Minas Gerais. As avaliações vão até sexta-feira, dia 27, quando os 40 melhores lotes de cafés de Minas Gerais serão leiloados a compradores brasileiros e internacionais. O leilão acontecerá às 14 horas no Centro de Integração Universitária da Ufla (Ciune) e será coordenado pelo consultor da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ensei Neto. Estarão presentes o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Marco Antônio Rodrigues da Cunha, o presidente da Emater-MG, José Silva Soares, o Diretor Geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o reitor da Ufla, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, além de representantes de diversas empresas compradoras de café.

Este ano foram inscritas 1.598 amostras de café vindas de todas as regiões do Estado. Na 1ª etapa foram classificadas 611 amostras. Na etapa seguinte foram classificadas 120, das quais serão selecionadas as 40 amostras de cafés finalistas que serão leiloadas (20 classificadas na categoria natural e 20 na categoria cereja descascado / despolpado / desmucilado). A identificação dos 40 melhores lotes de café de Minas Gerais foi feita pelos provadores da BSCA (Brazil Specialty Coffee Association), que avaliaram vários aspectos do produto, como cor, aroma, sabor, corpo, acidez, entre outras coisas.

No primeiro ano do concurso, que aconteceu em 2004, foram inscritas 648 amostras de café. Em 2005, 880 amostras. Este ano o número de inscrições quase dobrou, devido a grande repercussão e conseqüente valorização dos cafés no mercado, demonstrando a credibilidade do Concurso.

A 3ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordenado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas (Emater-MG) e Universidade Federal de Lavras. O objetivo do evento é incentivar a constante melhoria da qualidade do café para conquistar mercados, agregar valor ao produto e atender a crescente demanda por produtos diferenciados.

A solenidade de encerramento do 3o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais acontecerá em novembro em Belo Horizonte (data e local a serem divulgados). Na ocasião, serão anunciados os vencedores que, além de poderem ter seus lotes de café vendidos a preços com no mínimo 50% de ágio, receberão também premiação da comissão organizadora.

Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil com mais de 50% da produção nacional e o Brasil, por sua vez, é o maior produtor mundial com cerca de 43 milhões de sacas (mais de 30% da produção mundial). Assim, há grande interesse mundial nos cafés de Minas Gerais, que são produzidos em 80.000 propriedades rurais de 682 municípios, gerando 1.600.000 empregos diretos e indiretos. Tradicionalmente, os cafés de Minas são de excelente qualidade, porém é possível melhorar essa qualidade e, conseqüentemente, a remuneração ao produtor com a implementação de técnicas simples de colheita e preparo do café, pois a cada dia o mercado internacional se torna mais exigente e é preciso agregar valor ao produto.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Emater-MG e a Universidade Federal de Lavras instituíram o Concurso Mineiro de Qualidade de Café em 2004, com o objetivo de promover e valorizar os cafés de Minas Gerais, possibilitando a participação de pequenos cafeicultores (lotes de 10 a 60 sacas de 60 Kg) de todo o Estado, e diagnosticar problemas na colheita e preparo do café, buscando soluções para a melhoria de qualidade.

A terceira edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais foi lançado em 20 de abril de 2006, sendo que amostras de cafés de todo o estado foram recebidas até o dia 18 de agosto para a classificação dos melhores cafés em sua primeira etapa, que aconteceu de 28 de agosto a 08 de setembro.