Ex-aluno de Pós-Graduação da Ufla recebe menção honrosa da Capes

O ex-aluno de doutorado da Ufla, Giuliano Marchi, do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas, recebeu Menção Honrosa na 1ª edição do Prêmio Capes de Teses 2006. Giuliano Marchi concorreu com a tese “Ácidos orgânicos e extratabilidade de elementos-traço em solos tratados com lodo de esgoto”, defendida em 24 de outubro de 2005. A tese foi orientada pelo professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme.

Giuliano Marchi concorreu na categoria Ciências Agrárias e ficou entre as melhores teses de todas as instituições de ensino superior do país.

O Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese foram criados em dezembro de 2005 com o objetivo de distinguir, anualmente, as melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC. Os Prêmios Capes de Teses são promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC).

Renato Janine Ribeiro, Diretor de Avaliação da Capes / MEC, agradeceu a participação da Ufla. “Gostaria de transmitir os agradecimentos da Capes pelo apoio recebido a essa iniciativa de premiação das melhores teses defendidas em 2005. A participação dessa instituição contribuiu sobremaneira para o aprimoramento e alto nível do processo”, declarou.

Para o reitor da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o Prêmio Capes de Teses ‘é mais um estímulo aos estudantes de pós-graduação e aos orientadores, no sentido de elaborarem trabalhos de excelente qualidade, que sejam competitivos e que concorram à distinção. O prêmio recebido pelo ex-aluno Giuliano Marchi é motivo de orgulho para todos nós da comunidade acadêmica da Ufla e pode ser considerado como o coroamento do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas, um dos mais bem avaliados pela Capes e que completou recentemente 30 anos. Nossos parabéns ao doutor Giuliano Marchi, ao professor orientador Luiz Roberto e a todos os docentes, técnico-admnistrativos e estudantes do Departamento de Ciência do Solo pela premiação’.

Premiação – O Prêmio Capes de Tese consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de um ano para o autor da tese; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional, para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes. Inclui também distinção a ser outorgada ao programa em que foi defendida a tese.