Edital Universal 2007 da Fapemig traz novidades

O Edital Universal 2007 da Fapemig, que contemplará todas as áreas do conhecimento, acaba de ser lançado com novo recorde de valor: nesta edição, o montante destinado às propostas aprovadas subiu para R$ 22 milhões, o que representa um acréscimo de 30% em relação ao ano passado. O Edital Universal é a modalidade de apoio que recebe o maior número de projetos de pesquisa de todas as regiões do Estado. Em 2006, foram recebidas 1.384 propostas. Destas, 576 foram contratadas. Em 2007, a expectativa é que mais de 1.500 propostas sejam recebidas.

Além do novo recorde, este ano, o edital traz outras novidades. Uma delas é a fixação de uma faixa única de valor para as propostas, que agora devem ser de, no máximo, R$50 mil. Segundo o diretor científico da Fapemig, Mario Neto Borges, a mudança surgiu a partir de uma sugestão das Câmaras de Assessoramento como forma de contemplar um número maior de pesquisadores, já que outros editais a serem lançados ainda este semestre vão atender às outras faixas.

Outro item a ser observado pelos pesquisadores que pretendem submeter seus projetos aos editais deste ano é o cadastro da instituição na Fapemig. ‘Esse cadastro, obrigatoriamente, deve ser prévio à submissão do projeto’, diz Borges. A maioria das instituições já está cadastrada, o que simplifica a burocracia e melhora o processo de gestão dos editais. As instituições ainda não cadastradas podem saber mais e visualizar a lista de documentos necessários no endereço www.fapemig.br/cadastro.

A forma de submissão dos projetos ao edital é a grande novidade desta versão. A partir de agora, a Fapemig utilizará o Ágil Fap (Ambiente de Gestão de Informação e Logística para Fundações de Amparo), sistema eletrônico para submissão, avaliação e acompanhamento das propostas enviadas. O pesquisador deverá acessar um endereço eletrônico específico, informar seus dados e criar uma senha pessoal. Em seguida, ele deve preencher o formulário de solicitação e enviá-lo à Fapemig.

Durante a fase de implantação do sistema, além da versão eletrônica, o pesquisador deverá enviar à Fapemig uma cópia impressa da solicitação. A medida visa preservar instituições e seus pesquisadores das possíveis dificuldades que venham a existir enquanto o sistema estiver sendo implantado. A partir de 2008, as propostas serão submetidas apenas eletronicamente, o que vai agilizar o processo e reduzir custos e burocracia.

Na opinião do presidente da Fapemig, José Geraldo de Freitas Drumond, a instituição começou bem o ano, lançando dois editais que, somados, têm valor correspondente a todo o orçamento de 2003. ‘Ações como essa reforçam o compromisso do governo do Estado com a área de ciência, tecnologia e inovação de Minas Gerais’ enfatiza.

A submissão de propostas via Ágil Fap começará em 30 de janeiro, quando todas as informações necessárias, como link e orientações, estarão disponíveis na página da Fapemig -www.fapemig.br. O prazo limite para envio das propostas é 16 de março de 2007. Os projetos aprovados serão contratados por meio do Termo de Outorga Eletrônico (TO@), outra inovação que também objetiva agilizar e desburocratizar os processos internos.

Mais informações com a Central de Informações da Fapemig, pelo e-mail ci@fapemig.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *