Sectes-MG tem novo secretário

O novo Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais é o engenheiro agrônomo Alberto Duque Portugal. O sucessor do ex-secretário Paulo Kleber Duarte Pereira foi empossado em 2 de janeiro pelo governador Aécio Neves, durante cerimônia no Palácio da Liberdade.

A solenidade de transmissão do cargo aconteceu no dia 3, no gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com a presença de dezenas de convidados, dentre os quais figuravam diversas autoridades dos cenários político, de pesquisa e de ensino superior em Minas Gerais, como ex-secretários, deputados, reitores, presidentes de instituições de pesquisa e órgãos estaduais.

O secretário empossado anunciou suas perspectivas para o mandato, entre as quais destacou a busca por uma gestão dinâmica, moderna e descentralizada, além da atuação integrada com outras secretarias e instituições vinculadas, como a Fapemig, que classificou como uma das instituições mais fundamentais para o processo de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Brasil.

Segundo o novo secretário, a Fapemig segue em movimento ascendente no governo Aécio Neves, que tem trabalhado para o cumprimento da constituição, apresentando este ano a proposta de alocar 1% do orçamento do estado para a fundação. ‘A importância dos recursos da Fapemig não é só a de financiar diretamente os projetos, mas também a de receber contrapartidas’, disse o secretário. ‘Pode-se atrair negócios e investimentos do setor privado, do governo federal e mesmo de organismos internacionais para o estado’, observou.

O secretário garantiu que fará um trabalho integrado com a Fapemig, de maneira a continuar ações que vinham sendo desenvolvidas e a apresentar novos caminhos para fortalecer a área de ciência e tecnologia em Minas Gerais, colocada como uma das doze prioridades do novo mandato do governador Aécio Neves. ‘O Governador Aécio Neves tem uma percepção clara de que a ciência e tecnologia é um fator de mudança fundamental’, disse o secretário empossado.

O novo secretário

Alberto Duque Portugal é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e doutor em Sistemas Agrícolas pela Universidade de Reading, na Inglaterra. No primeiro mandato do governador Aécio Neves, atuou como Secretário Adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foi presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). No governo Itamar Franco, foi secretário-executivo e ministro interino de agricultura. Alberto Portugal também foi diretor da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), onde ainda atuou como pesquisador.