Capes atuará na formação de professores da rede pública

De acordo com o projeto de lei 7569/07 aprovado na Câmara dos Deputados, a Capes assumirá missão importante no treinamento e formação de professores de educação básica visando melhorar as condições no ensino fundamental e médio das escolas brasileiras. Segundo informações do MEC, existem 300 mil professores sem diploma de nível superior nas salas de aula do país refletindo na baixa qualidade do ensino conforme constatado nos resultados do último Enem. O projeto está em tramitação no Senado Federal em regime de urgência e após aprovação será remetido à sanção presidencial.

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) estará atenta às novas oportunidades e deverá apresentar propostas dentro do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) visando oferecer cursos de graduação, de Aperfeiçoamento e de Especialização de professores para atender à educação básica, usando experiência acumulada em vinte anos de oferta de cursos de Aperfeiçoamento e Especialização na modalidade à distância.

Com a criação do Núcleo de Educação à distância (NEAD) a Ufla terá melhores condições de apoiar o treinamento de profissionais por meio da formação continuada, oferecendo estrutura de laboratórios, recursos humanos e tecnologias direcionadas à formação pedagógica. À semelhança dos cursos de graduação à distância em Administração e do curso de especialização MBA-Desenvolvimento Regional sustentável, ambos em parceria com o Banco do Brasil, novos cursos poderão ser implantados utilizando-se das modernas tecnologias do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).