Tecendo a Sexualidade Humana nas Redes de Proteção

A Universidade Federal de Lavras, através do Departamento de Educação teve aprovado pela primeira vez em 2004, por meio do edital MEC/SEsu, via Pró Reitoria de Extensão, o Projeto “Tecendo a Sexualidade Humana nas Redes de Proteção” para ser desenvolvido em oito cidades do sul de Minas Gerais mobilizando e sensibilizando a população para as questões relacionadas à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Em 2005 foi novamente aprovado e ampliou suas ações para 14 cidades do Sul de Minas Gerais. Em 2006 continua ampliando sua esfera de ação com vistas a atender integrantes dos Conselhos Tutelares, Programa de Saúde da Família e Programa Sentinela.

O projeto tem promovido a integração, formação e sensibilização de jovens universitárias/os, adolescentes e educadoras/es em um processo que envolve respeito, responsabilidade e ações cidadãs e politizadas que vêm promovendo o entrelace entre poder público, sociedade civil organizada e não organizada contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Curso

O curso “Tecendo a Sexualidade Humana nas Redes de Proteção” propõe analisar temas pertinentes a sexualidade humana, por meio de reflexões que se inserem em linguagens culturais diferenciadas, tendo em vista o processo de construção do corpo sexuado numa perspectiva crítica da cultura. Discutir essa temática no contexto da educação básica e das práticas pedagógicas relacionadas a educação sexual. O curso objetiva possibilitar uma reflexão histórica e filosófica sobre a problemática da sexualidade humana, tendo em vista a constituição dos indivíduos como sujeitos sexuados; ter contato com autores/as e travar conhecimento com uma bibliografia específica, que possibilite uma reflexão a partir de lugares. Do pensamento teórico sobre os temas que habitam o universo da sexualidade.

Carga horária: 40h sendo 21h presencias e 19h em serviço.
Local: O curso acontecerá no Anfiteatro da Biblioteca da UFLA de 8h às 11h30
Agenda:
24 de Março – Término das Inscrições
Abril: dia 11 – Gênero e dia 25 – Direitos Sexuais
Maio: dia 9 – Violências Sexuais e dia 23 – Saúde Sexual e Reprodutiva
Junho: dia 13 – Rede de Proteção

As inscrições serão feitas a partir do preenchimento de formulário próprio e encaminhado à Secretaria do Departamento de Educação da Ufla. Serão aceitas inscrições por fax, e-mail e/ou presenciais, até o dia 24 de Março.

Material: Cada participante receberá:
Apostila contendo os textos que serão problematizados no curso, CD-Room contendo as apresentações em formato eletrônico, VCD contendo os filmes: Os Outros (Fernando Mozart) e Minha Vida de João (Instituto Promundo, com a colaboração do Instituto Papai-Universidade Federal de Pernambuco e apoio Internacional Planned Parenthood Federation- Western Hemisphere Region, e Organização Panamericana de Saúde- OPS).

Coordenação: Profª Cláudia Ribeiro
Bolsistas: Ana Elisa Stacanelli de Avelar e Conrado Gomide de Castro (Administração)
Kleber Henrique Lino e Lívia Monique de Castro Faria (Licenciatura em Química)