Ufla promoveu o 4º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas

Com aproximadamente 800 participantes, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) organizou o 4º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, sediado em São Lourenço/MG. O evento, que acontece de dois em dois anos, é realizado pela Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP).

Este é um encontro marcado por grande repercussão no Brasil, em função da visão decisiva de aplicação em tecnologias relacionadas à genética e ao melhoramento de plantas, que promovam sustentabilidade e maior competitividade do agronegócio nacional.

O encontro visa proporcionar treinamento e atualização dos participantes por meio da organização de mini-cursos e workshops; debater as políticas para o crescimento do Melhoramento de Plantas no contexto de sua importância no Agronegócio nacional; e informar, debater e avaliar os avanços nas áreas de melhoramento genético de plantas e ciências correlatas.

Vários professores da Ufla marcaram presença no evento com efetiva participação e apresentações de palestras. Entre eles: João Bosco dos Santos; Wilson Roberto Maluf, Lisete Chamma Davide, Édila Vilela de Resende Von Pinho e Magno Antônio Patto Ramalho.

Fizeram parte da organização do evento os docentes: César Augusto Brasil Pereira Pinto (Presidente da Comissão Organizadora), João Bosco dos Santos (vice-presidente), Elaine Aparecida de Souza (secretária), Magno Antônio Patto Ramalho (tesoureiro), João Cândido de Souza (secretário executivo), Flávia Maria Avelar Gonçalves (secretária executiva), além de estudantes de graduação e de pós-graduação que integram o Núcleo de Estudos em Genética, coordenado pelo doutorando Adriano Bruzzi.

A Ufla participou com mais de 100 profissionais e estudantes. Também estiveramrepresentadas diversas instituições de ensino e pesquisa, como: Embrapa, Epamig, IAC, Iapar, Incaper, UFV, UFRGS, UFU, ESALQ, USP, Unicamp, Unesp, Ufes, UFG, além de várias empresas que atuam na área.

O evento contou com o apoio da Capes, CNPq, Fapemig e Petrobrás.

De acordo com o professor César Augusto Brasil, presidente da comissão organizadora “esse Congresso é uma oportunidade de estarmos discutindo novas estratégias e assim melhorarmos a nossa produtividade no que diz respeito ao melhoramento de plantas. O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos em todo o mundo, exportamos café, açúcar, soja e muitos outros produtos, por isso, é necessário desenvolver cultivares produtivas”.

Para a professora Elaine de Souza, secretária da comissão organizadora, “Este é um foro que permite não apenas um encontro, mas principalmente, discussões sobre o melhoramento genético de plantas e que envolvem estudantes de graduação e pós graduação, professores e pesquisadores”.

“Este é o único momento de encontro com profissionais de todo o Brasil. Um intercâmbio importante para conhecer novas experiências e para que possamos buscar melhorias”, relata o professor João Cândido de Souza.

“O Congresso é fundamental para o país, pois traz perspectivas interessantes para a pesquisa nesta área. Este é um evento que pretende, sobretudo, direcionar o melhoramento de plantas”, diz o professor Magno Ramalho, que discutiu no encontro “A formação dos melhoristas de plantas”.
(Colaborou Fernanda Botelho)