Alunos da Ufla participam do 8º Fórum Internacional de Software Livre

A TecnoLivre – Cooperativa de Tecnologia e Soluções Livres, formada por alunos do curso de Ciência da Computação – DCC/Ufla e atualmente incubada pela Incubacoop/Ufla, participou do FISL 8.0 – 8º Fórum Internacional de Software Livre (http://fisl.softwarelivre.org), que aconteceu nos dias 12 a 14 de Abril de 2007, em Porto Alegre/RS com mais de 5 mil participantes.

Durante o evento – composto por palestrantes de diversas nacionalidades e com a presença de empresas como IBM, Google, UOL, Sun Microsystems, os 17 membros da cooperativa acompanhados de 11 alunos do curso de Ciência da Computação da Ufla e convidados, puderam partilhar conhecimentos e vivenciar a experiência de um evento internacional de enorme importância para a formação acadêmica e mercadológica de um futuro profissional em Tecnologia da Informação (TI).

A TecnoLivre participou do evento comunitário ‘Integração de Cooperativas de Software Livre (Solis, Sintectus, Colibre, Tecnolivre)’, que possuiu dentre seus objetivos: proporcionar um espaço para apresentação e troca de conhecimentos entre os membros das, então, quatro cooperativas; disseminar sementes de cooperativismo, Economia Solidária e Software Livre para a comunidade e fortalecimento da Rede Três Mosqueteiros Cooperativas de Software Livre.

No evento, os membros da TecnoLivre foram convidados para se juntarem ao GUBRO-MG – Grupo de Usuários do BrOffice.org de Minas Gerais, que objetiva prover a discussão, disseminação e divulgação do software livre BrOffice.org, que é um pacote de aplicativos para escritório, tais como: editores de texto (Writer), planilhas eletrônicas (Calc), editores de apresentação (Impress), proporcionando a oportunidade para que a TecnoLivre e a comunidade da Ufla estejam continuamente atualizados com informações referentes às novas versões, tendências e poderão contribuir com a evolução do mesmo fazendo críticas, reportando erros e bugs, dando sugestões criativas, compartilhando experiências, conhecimentos, e opiniões sobre o BrOffice.org. – www.broffice.org/gubro-mg

Para Ramon Simões Abílio, presidente da TecnoLivre “as observações e o contato com as mais novas ferramentas e tecnologias em software livre serão de imenso valor para a TecnoLivre e seus membros e, obviamente, para os projetos em andamento na Ufla como por exemplo: A migração de software proprietário não-legalizado para soluções livres legalizadas no Departamento de Engenharia – DEG/Ufla” “A estruturação do processo de produção de software da TecnoLivre, a coesão do grupo e a noção de mundo serão imediatamente e positivamente influenciadas pelas experimentações do FISL 8.0.”.

Para contato com a TecnoLivre acesse www.tecnolivre.ufla.br