Diretório Nacional da Andifes organiza pontos para próxima reunião do Pleno

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foi um dos pontos abordados, na manhã de hoje (07/08), durante a LXVª reunião ordinária do Diretório Nacional da Andifes. A Associação realiza, internamente, nesta tarde, o seminário ‘Reestruturação e Modernização das IFES em busca da expansão com qualidade’.

O seminário contará com apresentações de algumas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que se inscreveram para mostrar aos dirigentes os modelos de expansão em estudo por elas. O objetivo é favorecer a troca de informações e experiências entre as instituições.

O Reuni será debatido durante a LXIVª reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes, que acontecerá amanhã (08/08), na sede da Associação, em Brasília. Na ocasião, os dirigentes formularão um documento, que será entregue ao MEC, com sugestões de ajustes ao programa.

A reunião do Conselho Pleno analisará, também, a proposta de transformação dos Hospitais Universitários em fundações estatais de direito privado. Estarão presentes no debate o presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), José Roberto Ferraro, a secretária executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit Lameiro da Costa Mazzoli, a diretora do Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior (Dedes/SESu/MEC), Maria Ieda Costa Diniz, o secretário do Departamento de Residências e Projetos Especiais na Saúde (Derem/SESu/MEC), o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lúcio José Botelho, procuradores gerais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), José Humberto Nozella, e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Giuseppi da Costa.

O coordenador nacional do Fórum Nacional dos Auditores Internos das Instituições Federais Vinculadas ao Ministério da Educação (Fonai/MEC), Francisco Monteiro, participou da reunião do Diretório Nacional, ocasião em que apresentou o fórum, um organismo de estudos e pesquisa que visa a interação das auditorias internas para a criação, a implantação e o aperfeiçoamento de métodos e técnicas de auditoria.

Francisco Monteiro ressaltou ser fundamental a estruturação do trabalho desenvolvido pelos auditores internos das IFES. Para ele, treinamento, capacitação e especialização, aliados à autonomia dos profissionais responsáveis pela auditoria interna das universidades contribuirão para que a melhoria das relações entre as instituições e a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (CGU). ‘Queremos ser vistos pela comunidade acadêmica como parceiros na defesa de uma gestão de qualidade’, afirmou.

O Diretório Nacional solicitou um documento formalizando as propostas do Fonai quanto à questão da auditoria interna das IFES. Após a apresentação deste, os dirigentes poderão compreender quais os objetivos específicos do fórum e, se for o caso, encaminhar a demanda ao Conselho Pleno da Associação para um debate mais aprofundado.

(Lilian Saldanha – Assessoria de Comunicação da Andifes)