PDE: consultores visitam 80 municípios até 24 de agosto

Começou nesta segunda-feira, 6, mais um ciclo de visitas dos consultores do Ministério da Educação encarregados de fazer diagnósticos dos 1.242 municípios com os mais baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Idebs). As vinte equipes continuam concentradas no Nordeste. Até 24 de agosto, os consultores visitarão 80 municípios dos nove estados da região.

Em três dias, duplas de consultores levantam informações sobre o contexto educacional local e traçam as metas a serem atingidas para melhorar o Ideb em cada uma das localidades.

A partir da assinatura do termo de adesão do município ao Compromisso Todos pela Educação, as localidades têm prioridade no repasse de recursos destinados a projetos educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). A adesão é voluntária e prevê o compromisso do município com a implementação das 28 diretrizes. Entre as diretrizes, destacam-se a alfabetização de todas as crianças até os oito anos, combate à evasão e à repetência, promoção da educação infantil e manutenção de programa de alfabetização de adultos.

Laptops — No encontro da semana passada, os consultores receberam laptops com o software CTE Consultor, desenvolvido especialmente para a elaboração dos relatórios sobre cada localidade visitada. “Padronizados, esses diagnósticos vão prever as ações necessárias do Plano de Ações Articuladas em cada município”, diz o diretor de Programas e Projetos Educacionais do FNDE, Leopoldo Jorge Alves Júnior, que atestou, junto aos consultores, o interesse das prefeituras em firmar parceria com o governo federal para mudar a realidade da educação local. A liberação de recursos para os municípios se dará a partir de convênios firmados com o FNDE.

Nesta semana, começam a ser preparadas as ações a serem implementadas nos municípios visitados em julho. “Nossa previsão é que os primeiros convênios sejam assinados no final de agosto”, afirma o diretor.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *