Ufla realiza Treinamento no uso do Portal de Periódicos Capes

O evento é organizado pela Diretoria de Programas da Capes, por meio da Coordenação de Acesso à Informação Cientifica e Tecnológica da Capes – CAC, em parceria com a Biblioteca Central e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Ufla e será ministrado pela técnica da Capes – Tutilla de Brito Aragão e contará com a participação de editores e fornecedores (que produzem banco dados).

O Portal é oferecido por 163 instituições de ensino superior e de pesquisa em todo o país com acesso imediato à produção científica mundial atualizada. Oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 11.419 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. O uso do Portal é livre e gratuito para os usuários das instituições participantes.

O acesso é realizado a partir de qualquer terminam ligado a Internet localizado nas instituições ou por elas autorizado.

Todos os programas de pós-graduação, de pesquisa e de graduação do país ganham em qualidade, produtividade e competitividade com a utilização do Portal que está em permanente desenvolvimento.

O treinamento é direcionado a pesquisadores, coordenadores de pós-graduação, professores, estudantes e bibliotecários e contará com a participação da comunidade da Ufla, da Epamig, Universidade Federal de Itajubá, São João Del-Rei e Alfenas e das Escolas Agrotécnicas Federais de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Bambuí e Barbacena.

O objetivo do evento é treinar e capacitar o profissional para o uso do Portal formando multiplicadores de informações – por ser o Portal uma fonte atualizada para pesquisas em diversas áreas.

Foram convidados para compor a mesa de honra o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, pró-reitor de Pós-Graduação Joel Augusto Muniz, diretor da Biblioteca Central Antônio Máximo de Carvalho, técnica da Capes Tutilla de Brito Aragão e Marcelo Pólo, pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal de Alfenas.

“Para o pró-reitor de pós-graduação Joel Augusto Muniz, o Portal de Periódicos da Capes constitui-se na iniciativa mais bem sucedida de disponibilização de textos científicos por meio eletrônico, realizada no Brasil atualmente. Trata-se de uma importante ação que viabiliza acesso aos docentes e estudantes de pós-graduação das informações científicas atualizadas publicadas nas diversas áreas do conhecimento. Por meio do portal são obtidas cópias em pdf, de artigos científicos de interesse dos pesquisadores. O treinamento permitirá aos usuários um contato direto com os instrutores da Capes e das editoras das diversas bases de dados de pesquisa que compõem o portal, possibilitando um melhor conhecimento das ferramentas e links existentes”

O treinamento será realizado nos dias 1, 2 e 3 de outubro no Anfiteatro da Biblioteca Central, da Universidade Federal de Lavras.