Ufla recebe Fórum de Avaliação e Direcionamento de Ações do Consórcio do Café

O Com o objetivo de analisar demandas tecnológicas do agronegócio café, em conformidade com as prioridades do Comitê Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Café – CDPD/Café e das Instituições participantes, o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café) realiza em outubro o Fórum 2007, integrado por três reuniões setoriais dos 12 Núcleos de Referência do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Café – PNP&D/Café. Os encontros servirão para avaliar a programação, demandas e identificar focos temáticos e linhas de pesquisa para a abertura da Chamada 01/2007 para financiamento de novos projetos do programa.

A primeira reunião acontece de 02 a 04 de outubro, no Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão do Agronegócio Café (Cepe/Café), da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Estão reunidos para avaliação da programação e levantamento de demandas representantes dos Núcleos de Agroclimatologia e Fisiologia do Cafeeiro; Cafeicultura Irrigada; Colheita, Pós-colheita e Qualidade do Café; Manejo da Lavoura Cafeeira; Solos e Nutrição do Cafeeiro; Difusão e Transferência de Tecnologia.

A programação do Fórum conta com explanação sobre a gestão e administração do PNP&D/Café, com destaque para o orçamento 2008, convênios firmados em 2007, programas de bolsas e acompanhamento da programação de pesquisa desde da fundação do Consórcio. Outro tema abordado refere-se a abertura da chamada 01/2007 para novos projetos, com informações sobre os modelos de pré-propostas e propostas de projetos (SEG), com operacionalização pela WEB.

Os coordenadores de núcleo, também, apresentam as principais ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação em cada foco temático e organização da compatibilização das linhas de pesquisa prioritárias para a nova Chamada.

Para o gerente geral da Embrapa/Café Gabriel Ferreira Bartholo “o Fórum visa o intercâmbio entre as instituições participantes do Consórcio, para elaboração de propostas com caráter multidisciplinar e multiinstitucional. A integração entre os núcleos de referência, responsáveis pelas diretrizes estratégicas, sugere a congregação entre os pesquisadores, a consolidação das propostas, o acompanhamento dos trabalhos e uma melhor avaliação dos resultados”.

Participam do evento representantes de instituições e coordenadores dos CPNRs de Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Paraná, Acre e Rondônia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *