Agrônomo formado pela Ufla é selecionado para trabalhar nos EUA

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras, Fernando da Silva Rocha foi selecionado para um emprego direto no Departamento de Nematologia da Universidade da Califórnia, Riverside. A vaga é para trabalhar com “Mecanismo de Supressividade do Nematóide da Beterraba Açucareira (Heterodera schachtii)”, ou seja, em seu novo emprego, o pesquisador trabalhará com formas de controle desse organismo parasita da beterraba.

Além da graduação, Fernando cursou Mestrado e Doutorado no Departamento de Fitopatologia da Ufla sob orientação do professor Vicente Paulo Campos, onde trabalhou intensamente no laboratório de Nematologia. Atualmente possui bolsa de pós-doutor sob orientação do Prof. Ricardo Magela de Souza (chefe do Departamento de Fitopatologia, UFLA), com o trabalho de controle biológico de Meloidogyne spp com metabólitos de rhizobactérias.

Segundo o pesquisador Fernando S. Rocha vários candidatos concorreram à vaga: “recebi informações do coordenador da área, na qual irei trabalhar, afirmando que cerca de 40 pesquisadores de todo o mundo disputavam a vaga. Destes 40 pesquisadores, 5 foram pré-selecionados e consegui me sobressair”.

O início do trabalho está previsto para Janeiro de 2008 quando o pesquisador deverá fixar residência na Califórnia, EUA. “É gratificante alcançar essa conquista, que sem dúvidas não seria possível sem o total apoio e dedicação da Universidade e dos professores que acompanham o nosso crescimento pessoal e profissional, nos preparando sempre para novos desafios” finaliza Fernando.
.