Excelência no campo: Ufla entre as três melhores do País nas Ciências Agrárias e Veterinária

Foram realizadas no último dia 23 de outubro, em São Paulo, as solenidades da Editora Abril, com a finalidade de apontar e premiar as melhores instituições de ensino superior do país, bem como as que se destacam em cada uma das áreas específicas, a saber: Economia e Gestão; Ciências Agrárias e Veterinária; Ciências da Natureza; Ciências da Saúde; Ciências do Bem-Estar; Matemática e Informática; Ciência da Sociedade; Serviços; Comunicação e Informação; Artes e Design; Ciências dos Materiais; Elétrica e Mecânica; Arquitetura e Construção. Na área “Ciências Agrárias e Veterinária” as finalistas foram a Universidade Federal de Lavras (Ufla), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Em 2007, o Guia do Estudante, publicado pela Editora Abril, concedeu estrelas a 2.873 cursos superiores. Os cursos que receberam cinco estrelas foram considerados excelentes; quatro estrelas, muito bons e três estrelas, bons. Os cursos avaliados da Ufla foram “estrelados” como segue: Zootecnia recebeu 5 estrelas; Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Administração, 4 estrelas e Ciência da Computação, 3 estrelas.

Para o reitor da UFLA em exercício, professor Ricardo Pereira Reis, que representou a instituição no evento, “este resultado demonstra que a missão da Universidade Federal de Lavras está sendo cumprida, revelando a preocupação com a formação de profissionais qualificados e geração, transmissão e disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.comenta.

O Guia do Estudante estabeleceu critérios para a avaliação, definindo que os cursos avaliados deveriam atender dois pré-requisitos: ter titulação de bacharelado (salvo duas exceções: pedagogia e educação física) e possuir turma formada há pelo menos um ano.

Para a definição do resultado final, algumas etapas foram cumpridas. As instituições de ensino preencheram questionários detalhados sobre cada curso, que por sua vez foram encaminhados a consultores rigorosamente selecionados, os quais emitiram parecer e atribuíram conceitos. De posse desta avaliação, foi definido o número de estrelas para cada curso.