II Encontro Técnico de Fruticultura

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), realizou o II Encontro Técnico de Fruticultura, no Anfiteatro do Departamento de Agricultura, que aconteceu no dia 8 de novembro e teve como tema “Avanços e Perspectivas”

O evento, organizado pelo Núcleo de Estudo em Fruticultura – NEFRUT, do Departamento de Agricultura da Ufla teve como apoiadores a Prefeitura Municipal de Lavras, Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras, Sebrae-MG, Associação dos Fruticultores de Lavras – Frutilavras, Fapemig e CNPq e contou com a presença pró-reitores, coordenadores de cursos e programas, chefes de departamentos, professores, técnicos administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais que atuam na área de fruticultura, dirigentes da agroindústria, representantes dos órgãos de fomento e pesquisadores.

A fruticultura é uma atividade importante, movimentando muitos mercados, gerando grandes montantes em divisas, empregos e proporcionando o desenvolvimento de diversos países. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, respondendo por 7,5% da produção mundial, em uma área de aproximadamente 2,2 milhões de hectares, o que representa somente 4% da área total destinada à agricultura. Apesar disto, apenas 1% da produção é exportada na forma de fruta fresca.

Minas Gerais é um estado privilegiado no que diz respeito às condições climáticas para a exploração de frutíferas. Além de sua grande extensão, com área superior a vários países, apresenta micro-climas característicos com potencial para a exploração de diferentes espécies frutíferas.

O Sul de Minas, com sua estratégica localização geográfica em relação aos grandes centros consumidores do país, notadamente São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, vem despontando como um grande centro produtor de frutas, contando para isto com um grande diferencial em relação a outras regiões produtoras, face ao suporte tecnológico de renomadas instituições de ensino, pesquisa e extensão.

Em continuação ao I Encontro Técnico de Fruticultura realizado em novembro de 2005, pela Ufla, Epamig e Emater-MG, o II Encontro mostrou os avanços alcançados e as perspectivas para o futuro, buscando cada vez mais a consolidação da fruticultura na região. O evento constou de quatro palestras com assuntos relativos à realidade da fruticultura do Sul de Minas, comercialização, cultivo do maracujá e associativismo.

Para compor a mesa de honra foram convidados: o reitor em exercício, Ricardo Pereira Reis; chefe do Departamento de Agricultura, Samuel Pereira de Carvalho. coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia, Área de concentração em Fitotecnia e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, Moacir Pasqual, gerente Regional da Emater de Lavras, Marco Antônio Canestri, Hugo Adelande Mesquita, representando a Epamig/MG, secretário Municipal de Agricultura Eduardo Luis Marani, Daniel Barrios, diretor do Sindicato de Produtores Rurais de Lavras e doutorando Oscar Mariano Hafle, diretor do Nefrut.