Ufla recebeu Diretoria e Conselho Curador da Fapemig

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), recebeu o evento “Fapemig no Interior”, com participação da Diretoria e do Conselho Curador da Fapemig, nos dias 12 e 13 de novembro, com a presença de reitores e representantes das Universidades Federal de Ouro Preto,Alfenas, São João del Rei, Minas Gerais,Diamantina e Lavras.

A realização da reunião do Conselho Curador da Fapemig na Ufla, teve como objetivos: a apresentação Institucional da Fapemig, o envolvimento regional, ouvir a comunidade acadêmico-científica e conhecer os projetos desenvolvidos pela Ufla.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais é a única agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico de Minas Gerais. É uma fundação do Governo Estadual, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tendo seus recursos financeiros assegurados pela Constituição do Estado.

Foram convidados para compor a mesa de honra o reitor da Ufla em exercício, Ricardo Pereira Reis; conselheiro José Policarpo Gonçalves de Abreu, representando a presidente do Conselho Curador, Lucilia de Almeida Neves Delgado; presidente da Fapemig José Geraldo de Freitas Drumond, diretor científico, Mário Neto Borges, diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Paulo Kleber Duarte Pereira, reitor da Ufop, João Luiz Martins, pró-reitor de Pesquisa, José Roberto Soares Scolforo, pró-reitor de Pós-Graduação, Joel Augusto Muniz e diretora executiva da Fundecc, Iara Alvarenga Mesquita Pereira.

Durante a cerimônia de abertura, realizada no auditório da Universidade, o pró-reitor de pesquisa José Roberto Scolforo destacou a atuação da Fapemig no apoio aos pesquisadores locais. ‘A Fapemig representa, atualmente, a fonte de recursos mais expressiva para a Ufla, seja na concessão de bolsas, na realização de projetos ou na organização de eventos’.

Ele ressaltou, também, a participação da Fundação na estruturação do núcleo de propriedade intelectual. A Ufla, assim com o a Funed, a Unimontes e a Epamig, faz parte de um projeto piloto da Fapemig de incentivo à proteção intelectual. Esse projeto prevê a estruturação de núcleos e a capacitação de profissionais para atuar na área. ‘Há dois anos, a Ufla possuía apenas dois registros de patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Hoje, após o trabalho em conjunto com a Fapemig, a Universidade detém 17 registros de patente, além de marcas e softwares’, acrescenta Scolforo.

No dia seguinte, a reunião teve continuidade com a participação de membros da comunidade acadêmica regional. Foram apresentadas as demandas e feitas as sugestões ou críticas. Como destaca o conselheiro José Policarpo Gonçalves de Abreu, presidente em exercício do Conselho Curador, essa é a hora certa para falar. ‘As sugestões são discutidas posteriormente e, se for o caso, transformadas em ações ou programas da Fapemig’, explica.

Entre as demandas levantadas estão a criação de uma bolsa de produtividade para pesquisadores prestes a se aposentar e a expansão do programa de bolsas de iniciação tecnológica.

Finalizando a reunião, conselheiros da Fapemig, reitores e convidados visitaram diversos setores da Ufla, entre eles os Laboratórios de Biologia Molecular; Laboratório de Microscopia Eletrônica; Departamento de Ciência da Computação e Laboratório de Computação Científica; Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal; Laboratório Central de Química; Laboratório Central de Sementes e Laboratório Central de Química Ambiental.

Homenagem

No ano em comemoração ao centenário de fundação da Universidade Federal de Lavras, a maior honraria outorgada pela Instituição a pessoas e instituições é a “Medalha Comemorativa do Centenário”, num gesto simbólico da reitoria em homenagem a todos os parceiros que contribuíram para a construção da história da Escola Agrícola de Lavras, da Escola Superior de Agricultura de Lavras e da Universidade Federal de Lavras.

O reitor em exercício, Ricardo Pereira Reis, prestou uma homenagem à Fapemig, na pessoa do presidente José Geraldo de Freitas Drummond e ao Conselho Curador, na pessoa do presidente conselheiro José Policarpo Gonçalves de Abreu, em reconhecimento à permanente colaboração para o desenvolvimento institucional e à profícua parceria estabelecida, o que contribuiu para a consolidação da Ufla como referência de qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão universitária.

Fapemig no Interior

O Programa Fapemig no Interior foi criado em 2005 pelo Conselho Curador da Fundação, órgão responsável por elaborar as diretrizes institucionais. O Conselho se reúne todos os meses na sede da Fapemig, em Belo Horizonte. De acordo com a proposta do Programa, duas dessas reuniões passam a ser realizadas em uma cidade do interior do Estado.

A primeira reunião foi realizada em Itajubá. Em seguida, foi a vez de Montes Claros receber o Conselho. Em 2006, as reuniões se realizaram em Viçosa e Ouro Preto. A reunião de São João Del Rei foi a primeira de 2007. Após Lavras, a cidade que receberá o Conselho Curador é Uberlândia, em maio de 2008.