Projeto apoiado pelo CNPq vai beneficiar agricultores familiares de Minas Gerais

Os agricultores familiares das comunidades rurais de Carrancas (MG) já podem comemorar. Eles serão os principais beneficiados do Projeto Estudo e implantação participativa de tecnologias permaculturais e agroecológicas na agricultura familiar através da extensão universitária em Carrancas (MG), lançado nesta terça-feira (25/03) na cidade de Carrancas.

O lançamento contou com a presença do diretor de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq, José Oswaldo Siqueira, do reitor da Ufla, Antônio Nazareno Guimarães Mendes, do pró-reitor de Extensão, Rubens José Guimarães, do prefeito municipal Magno Ferreira e do gerente da Unidade Regional de Lavras da Emater, Marco Antônio Canestri.

Coordenado pelo professor Gilmar Tavares, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), o projeto foi uma das 83 pesquisas aprovadas pelo edital do CNPq que selecionou propostas de extensão tecnológica inovadoras para agricultura familiar. O apoio aos projetos é resultado de uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do CNPq, a Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que resultou em um investimento total de R$ 13,2 milhões no setor.

Voltado para promover e apoiar a implementação de um modelo de comunidade rural que possa ser reaplicado nas comunidades de Carrancas, o projeto terá duração de 24 meses. O modelo proposto será baseado nos princípios e éticas da permeacultura, da agroecologia e da extensão, como tecnologias e instrumentos inovadores de transformação, e pretende assegurar a qualidade de vida das famílias, estimulando e potencializando a produção de alimentos sadios e ampliando e qualificando a oferta de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) local.

O projeto, que contará com a participação da Emater/MG, tem o objetivo de efetivar a consolidação do Instituto e Núcleo de Permeacultura e Agroecologia de Carrancas, tornando-o um elo de interação universitária e entidades de ATER, públicas e privadas, fomentando a pesquisa e extensão em ambas as áreas.

Entre as metas a serem alcançadas, os pesquisadores propõem qualificar grupos de agricultores familiares como modelo e agentes multiplicadores de potenciais agricultores sustentáveis e produzir uma metodologia específica que possa nortear os agricultores, indicadores de ATER e a extensão universitária. Ao final do projeto, será preparado um seminário, apresentado por todos os envolvidos com os resultados alcançados para toda a comunidade local e os representantes dos três setores econômicos que atuam no município e região.