Estudantes poderão financiar 100% do valor de seus cursos

Brasília, 26/3/2008

Mudanças facilitarão o financiamento de cursos superiores no Brasil. No próximo sábado, 29, o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciará novas regras para o programa de Financiamento Estudantil (Fies). O pronunciamento está marcado para as 14h, no prédio do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Nova Iguaçu (RJ). As mudanças serão implementadas já no processo seletivo do segundo semestre de 2008.

Com as novas regras, o Fies fica articulado ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de instituições particulares a estudantes de baixa renda. Caso o estudante tenha, por exemplo, uma bolsa parcial do ProUni de 50%, ele poderá financiar os outros 50% da mensalidade com recursos do Fies. A intenção, ao acoplar os dois programas, é estimular as instituições a oferecer mais bolsas do que as exigidas pela lei do ProUni.

O prazo para o pagamento do Fies também aumentou e agora corresponde a duas vezes o período de conclusão da graduação. Cursos de cinco anos, por exemplo, poderão ser pagos em dez. De acordo com o secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota, as mudanças trarão tranqüilidade aos alunos. ‘Eles poderão completar seus estudos sem ter que se preocupar com os custos de sua formação, já que o pagamento só começa um semestre depois que o estudante estiver formado’, ressaltou.

A taxa de juros do financiamento também diminuiu, principalmente para as carreiras consideradas prioritárias como as licenciaturas, pedagogia, normal superior e cursos de tecnologia. Nesses casos, a taxa passa de 9% para 3,5% e nos demais cursos os juros caem para 6,5%.

Outra mudança será feita para diminuir um dos maiores entraves ao financiamento. Muitos estudantes de baixa renda tinham dificuldades em encontrar um fiador para conseguir o Fies. Agora, os alunos podem se reunir em uma espécie de cooperativa de crédito, o fiador solidário, e assim garantir que seus cursos sejam pagos com recursos do programa.