Ufla participa da solenidade de 60 anos das Máquinas Agrícolas Jacto

O professor Fábio Moreira da Silva, pró-reitor adjunto de Extensão participou representando a Universidade Federal de Lavras (Ufla), no evento que comemorou os 60 anos de fundação do Grupo Jacto, ocorrido em 25/04.

Na solenidade foi homenageado o empresário Shunji Nishimura, imigrante Japonês, mecânico por formação, persistente por natureza, inventor e idealizador que em 1948, fundou a atual, Máquinas Agrícolas Jacto, cujo histórico, valores e trajetória, ficam registrados na evolução da agricultura brasileira.

Seu primeiro projeto foi a construção de uma pulvilhadeira nacional para atender aos tratos fitossanitários da cultura do algodão e café, evoluindo posteriormente para a construção dos pulverizadores costais, largamente utilizados no meio agrícola até nos dias atuais. Assim surgiu as Máquinas Agrícolas JACTO, que em 1979 concluiu seu primeiro grande desafio, a construção da Colhedora de Café, modelo K3, primeira colhedora de café do mundo, cujo lançamento contou com a presença do vice-presidente da Republica, Sr. Aureliano Chaves, mineiro de Três Pontas/MG.

O grupo emprega atualmente cerca 3000 funcionários, exporta para 106 países e é um exemplo bem sucedido de empresa totalmente nacional, que vem contribuindo expressivamente para o desenvolvimento da agricultura através do desenvolvimento de tecnologia e formação de recursos humanos, através da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.

Nessa trajetória de sucesso a Ufla é co-participante através do convênio de mútua cooperação técnica que mantém com a empresa desde 2000, com o desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados à colheita mecanizada do café, coordenados pelo professor Fábio Moreira da Silva, do Departamento de Engenharia (DEG), registrando que um dos trabalhos realizados através desta cooperação intitulado “Colheita mecanizada do café em maiores velocidades operacionais” recebeu o prêmio “Engenharia Agrícola de Pós-Graduação 2007” de melhor dissertação de máquinas e mecanização agrícola, outorgado pela Associação Brasileira de Engenharia Agrícola. Ainda no ano de 2007 durante a EXPOCAFÉ 2007, o presidente do Grupo, Sr. Shiro Nishimura, fez a entrega solene da milésima colhedora de café comercializada no Brasil.

No evento as instituições parceiras foram lembradas e homenageadas. Na solenidade o professor Fábio Moreira cumprimentou os engenheiros Kashima, Honda, João Fava e Sartori que desenvolveram a primeira versão da colhedora K-3, além do atual presidente do grupo Martin Mundstocke, o gerente de colhedoras Walmi G. Martin. Estava presente na solenidade o eng. agrônomo. Paulo da Rocha Camargo, ex-secretário da Agricultura de São Paulo, formado pela ESAL na turma de 1943, que expressou grande apresso por esta instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *