Ufla inaugura Laboratório Central de Sementes

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) inaugurou em 12/05, o Laboratório Central de Sementes, do Departamento de Agricultura (DAG), que reune os Laboratórios de Análises Moleculares; de Análise de Imagens; de Análises Fisiológicas e de Detecção de OGM’s, além de infra-estrutura para secagem e armazenamento de sementes e pós-colheita de parcelas experimentais.

As atividades na área de Sementes da Universidade Federal de Lavras foram iniciadas na década de 70, pelo professor José Ferreira da Silveira, coincidindo com a criação do Programa Nacional de Sementes (Planasem).

Em 1974, foi criado o Setor de Sementes do DAG, iniciado por professores do departamento que se uniram para a criação do Laboratório de Analises de Sementes da Ufla com a finalidade de divulgar o ensino e a pesquisa na área de sementes e prestar serviços aos produtores.

Na década de 90, atendendo a demanda do país em termos de desenvolvimento da área de sementes, o Setor associou à sua equipe, profissionais com especializações em diferentes sub-áreas ligadas à área de sementes.

Desde essa época, houve a necessidade de expansão do setor, pelas inúmeras atividades, como treinamento de profissionais, aumento das disciplinas de pos graduação, maior demanda de analises, entre outras atividades.

Nos últimos anos, com o empenho da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pesquisa, o Setor foi contemplado com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico FNDCT, disponibilizado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) do Ministério de Ciência e Tecnologia, que possibilitou a construção e a reforma dos laboratórios e ampliação da infra-estrutura.

Para o descerramento da placa de inauguração foram convidados o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o chefe Departamento de Agricultura, Samuel Pereira de Carvalho, a pró-reitora de Pesquisa Édila Vilela de Resende Von Pinho, a professora Maria das Graças Guimarães Carvalho e o professor José Ferreira da Silveira.

Na solenidade, que contou com a presença de pró-reitores, diretores, chefes de departamentos, responsáveis por setores, coordenadores de cursos de graduação e de programas de pós-graduação, professores, técnicos administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação, foram prestadas homenagens aos professores José Ferreira da Silveira e Maria das Graças Guimarães Carvalho pelos relevantes serviços prestados ao Setor de Sementes.

No encerramento todos foram convidados para uma visita às dependências do laboratório.