O Grupo PET Engenharia Agrícola, da Universidade Federal de Lavras (Ufla) realiza a Semana do Meio Ambiente desde o ano de 2002. Inicialmente com o Título ‘Seminário: A Engenharia e o Meio Ambiente, nos dois anos iniciais procurou ter como eixo central aspectos de engenharia voltados para minimização dos problemas ambientais causados pelo homem em seu processo de desenvolvimento. A partir de 2005 o então Seminário: A Engenharia e o Meio Ambiente foi transformado em Semana do Meio Ambiente, e ganhou caráter universal em relação a Universidade, com uma programação voltada a todas as áreas do saber da Ufla, incluindo palestras, debates, minicursos e viagens de estudos.
Este ano o evento tem como objetivo apresentar novas tecnologias e técnicas de preservação e aproveitamento de recursos naturais; realizar visitas a projetos de recuperação; explorar racionalmente novas fronteiras e recursos naturais, bem como harmonizar a relação entre ser humano e meio ambiente.
Fizeram parte da mesa de abertura o vice-reitor Elias Tadeu Fialho, o pró-reitor de Graduação, João Chrysostomo de Resende Júnior, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rubens José Guimarães, o chefe do Departamento de Engenharia, Nilson Salvador, o coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola, Francisco Carlos Gomes, o tutor do PET de Engenharia Agrícola e coordenador do evento, Carlos Eduardo Silva Volpato e o petiano Leandro Campos Pinto.
A VI Semana do Meio Ambiente tem como apoiadores o Departamento de Engenharia, a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – Faepe, a Andef e o Crea/MG.
A primeira palestrante foi Denise Bruschi – Engenheira civil formada na UFMG, em 1983 e especialização em engenharia sanitária em 1984. Atualmente é gerente de saneamento ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). É gerente adjunta do Projeto Estruturador “Resíduos sólidos”. É empreendedora pública e mestranda em sustentabilidade sócioambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto.