Em solenidade que marcou o início da gestão administrativa da Universidade Federal de Lavras (Ufla) para o quadriênio 2008-2012, o reitor reconduzido ao cargo professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, conforme subdelegação do Ministro de Estado da Educação, deu posse ao professor Elias Tadeu Fialho para exercer por 4 anos o cargo de vice-reitor da Ufla, que assumiu o compromisso de cumprir o estatuto, o regimento geral e as normas internas dos conselhos superiores, bem como servir a instituição para que ela continue realizando com excelência seus objetivos.
O professor Nazareno Mendes teve sua nomeação de recondução oficializada em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicado no Diário Oficial da União no último dia 15/5 e empossado pelo ministro da educação, Fernando Haddad em 29/5/2008, no Ministério da Educação (MEC) em Brasília.
Além do Vice-Reitor, foram empossados a Chefe de Gabinete, os Pró-Reitores, os coordenadores de cursos de graduação e de programas de Pós-Graduação, os Diretores, e Assessores diretos e os Chefes de Departamentos.
O evento ocorreu no Salão de Convenções no último dia 6 de junho, às 16 horas e contou com a presença autoridades, pró-reitores, diretores, coordenadores de cursos e programas, chefes de departamentos, professores, técnicos administrativos, estudantes de graduação de pós-graduação e demais convidados.
Fizeram parte da mesa de honra o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; o vice-reitor, Elias Tadeu Fialho; a chefe de Gabinete e secretária dos conselhos superiores, Valéria da Glória Pereira Brito; o reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, João Luiz Martins; o deputado estadual, Lafayete Andrada; a prefeita de Lavras, Jussara Menicucci de Oliveira; a prefeita de Bom Sucesso, Claudia Barros; o presidente da Câmara Municipal de Lavras, Evandro Castanheira Lacerda; a reitora da Unilavras, Dilma de Abreu Tourino; o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Mozart Martins Ferreira; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rubens José Guimarães; o pró-reitor de Graduação, João Chrysostomo de Resende Júnior; a pró-reitora de Pesquisa, Édila Vilela de Resende Von Pinho; o pró-reitor de Planejamento e Gestão, José Roberto Soares Scolforo e o pró-reitor de Pós-Graduação, Mozar José de Brito.
Antônio Nazareno
O professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes é natural de Pedra Negra, distrito de Macaia, no município de Bom Sucesso – MG. Tem 49 anos e é pai de Flávio Pedroso Mendes (25 anos) e Marcela Pedroso Mendes (21 anos).
É graduado em Agronomia pela ESAL em 1980. Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela ESALQ/USP em 1983. Doutor pela ESAL em 1994.
Foi pesquisador e chefe técnico da Embrapa na Uepae de Cáceres – Mato Grosso até 1985. Foi pesquisador científico, gerente de fazenda experimental e chefe geral do Centro Tecnológico do Sul de Minas da Epamig até 1994.
Ingressou por concurso público como Professor Adjunto na ESAL em maio de 1994, no Departamento de Agricultura, onde hoje é Professor Associado.
Concluiu 56 orientações de doutorado, mestrado, especialização e iniciação científica.
Participou de 135 bancas de defesa de dissertação e tese.
Publicou 185 trabalhos e 22 livros ou capítulos.
Organizou 53 eventos técnico-científicos e coordenou 16 projetos de pesquisa.
Recebeu vários prêmios e honrarias. Foi patrono e professor homenageado por 10 turmas de Agronomia e paraninfo dos formandos da Ufla em 2003 e 2007.
Nos últimos doze anos o professor Nazareno foi pró-reitor de pesquisa, membro e presidente do Conselho Deliberativo da Faepe e vice-reitor da Ufla, de 1997 a 2004.
É Reitor desde maio de 2004 e foi reeleito para o quadriênio 2008-2012, até 29 de maio de 2012.
Elias Tadeu Fialho
Elias Tadeu Fialho, é natural de Cajuri-MG, casado com Romelia Lima Santos Fialho, pai de Juliana Fialho e André Fialho. É graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa em 1975, é Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa em 1978, PhD em Nutrição Animal pela Purdue University em 1989 e Pós-PhD pela University of Wageningen em 2006. Foi pesquisador da Embrapa no Centro Nacional de Pesquisas em Suínos e Aves em Concordia-SC, de 1976 a 1991. Ingressou por concurso público na ESAL em 1991 como Professor Adjunto e a partir de 1998 passou a Professor Titular pelo Departamento de Zootecnia. Foi coordenador do programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Ufla por 8 anos. Orientou 15 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado, 15 monografias de especialização e diversas monografias na graduação. Participou de mais de 70 bancas de defesa de dissertação e tese. Foi orientador de 22 bolsistas de Iniciação científica e de vários de pós-doutorado. Publicou mais de 500 trabalhos científicos sendo 180 artigos completos em Revistas especializadas e mais de 400 trabalhos publicados em diversos Congressos Nacionais e Internacionais. Publicou 14 livros e ou capítulos, além de mais de 60 boletins de extensão. Proferiu palestras, tendo participado da organização de vários eventos científicos. É secretário da 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia – SBZ, que será realizada em Julho de 2008 em Lavras. Professor Fialho é coordenador/fundador do Núcleo de Estudos em Suinocultura da Ufla. É coordenador, desde 1980, de vários Projetos de Pesquisas apoiados com recursos financeiros de agências de fomento como Capes, CNPq e Fapemig, assim como de Projetos junto a iniciativa privada. É pesquisador bolsista, categoria 1B, de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1990. O professor Fialho é Consultor cientifico das Instituições Fapesp, Fapemig, CNPq, Capes e Embrapa e de janeiro de 2005 a Fevereiro de 2008 foi membro convidado da Câmara de Veterinária e de Zootecnia da Fapemig. Atualmente é membro da Câmara de suinocultura do Estado de Minas Gerais. Elias fialho é membro do Rotary Club de Lavras, sendo seu presidente no ano rotário 2005/2006. Na Ufla participou como membro de vários órgãos colegiados como Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Curadores. Foi vice-reitor no mandato 2004-2008 de dezembro de 2007 a junho de 2008; foi eleito vice-reitor para o quadriênio 2008-2012.