FAPEMIG reajusta valor das bolsas de Pós-Graduação

Os valores das bolsas de mestrado e doutorado concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG foram reajustados. As bolsas de pós-graduação da instituição seguem os valores praticados pelas
agências federais, Capes e CNPq, que foram reajustados em 1º de junho. Com o reajuste, equivalente a 27,6% e 29,1% respectivamente, as bolsas de mestrado passam para R$ 1.200 e as de doutorado para R$ 1.800. Os novos valores entram imediatamente em vigor. As gestoras que já receberam o repasse trimestral de recursos, receberão a diferença na próxima remessa.

A bolsa é, para muitos, a garantia de continuidade dos estudos. Do ponto de vista estratégico, significa subsidiar a formação de pesquisadores que possam contribuir para a realização de pesquisas que gerem produtos e desenvolvimento sócio-econômico. No Brasil, a bolsa de pesquisa já faz parte do universo acadêmico, sendo fator fundamental para a boa produção científico-tecnológica.

Os estudantes brasileiros hoje contam com o apoio das agências de fomento federais, como a Capes e o CNPq, e estaduais, como é o caso, em Minas Gerais, da FAPEMIG. A concessão de bolsas faz parte da carteira de modalidades de apoio oferecidas pela entidade. Atualmente, a Fundação
concede cerca de 4 mil bolsas por ano que vão desde a iniciação científica júnior (direcionada a alunos do 2º grau) até o pós-doutorado.

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Informações da FAPEMIG, pelo e-mail ci@fapemig.br

Informações:
Assessoria de Comunicação Social / FAPEMIG