Ufla obtém aprovação de dois novos programas de doutorado

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) aprovou junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a implantação de dois novos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu para o nível de doutorado: Ciências Veterinárias e Ecologia Aplicada, ambos com conceito 4. Os novos programas terão início das atividades para o primeiro semestre letivo de 2009.

As propostas submetidas à Capes são continuidades dos programas de mestrado já existentes tanto em Ecologia Aplicada quanto em Ciências Veterinárias.

Ciências Veterinárias

O Programa começará com uma linha de pesquisa (Reprodução, genética e sanidade de animais aquáticos) e seis docentes permanentes, dos departamentos de Medicina Veterinária e Zootecnia, todos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq.

No julgamento da proposta o comitê avaliador da CAPES ressaltou o caráter de inovação e de grande inserção regional do programa, pela formação de recursos humanos em um ramo emergente do agronegócio brasileiro, que é a aqüicultura. Outro ponto de destaque foi a captação de recursos para a pesquisa pelo corpo docente, que ultrapassou o valor de dois milhões de Reais nos últimos três anos, tanto em órgãos públicos de fomento como na iniciativa privada.

Ecologia Aplicada

O programa será iniciado com a área de concentração Ecologia e Conservação de Recursos Naturais em Paisagens Fragmentadas e Agrosistemas, com três linhas de pesquisa: Ecologia e Monitoramento de Ecossistemas sob Interferência Antrópica; Levantamento e Descrição da Biodiversidade; e Relações Organismo-ambiente.

Como salientado pela comissão da Capes em sua recomendação, a área do programa foi considerada relevante para o desenvolvimento nacional e a proposta do programa é bem articulada e subsidiada por um corpo docente altamente produtivo da Universidade.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 35.3829.1126.