Café ganha impulso com lançamento do Plano de Negócios

Minas Gerais é o maior produtor brasileiro de café e quer se consolidar como referência nacional e internacional na geração de inovações e oportunidades de negócios no setor. Para isso, foi lançado na tarde de ontem, 19 de agosto, na Universidade Federal de Lavras (Ufla), no Sul de Minas, o Plano de Negócios do Pólo de Excelência do Café (PEC). O documento busca condições para o desenvolvimento competitivo e sustentável do produto no Estado.

O PEC, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e que tem parceria da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), foi lançado em junho de 2007, pelo governador Aécio Neves, durante a Expocafé, em Três Pontas. O Pólo está sediado no campus da Ufla, em Lavras.

Para chegar ao Plano de Negócios, foram realizadas entrevistas com o comitê gestor do Pólo e outros levantamentos de dados. O documento orientador traz diagnóstico e projetos estruturantes que aliam pesquisa, alinhamento estratégico, tecnologia, capacitação de recursos humanos e negócios.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, vivemos em uma sociedade da informação e o diferencial é incorporar conhecimento, via inovação, na cadeia produtiva. “O PEC é um programa de desenvolvimento, com visão de consolidar e posicionar como agente dinâmico. É preciso conhecimento, através de integração, não só de tecnologia, mas de modelo de gestão, por exemplo. É nessa lógica que foi feita a proposta do Pólo, ou seja, usar a competência instalada na região para beneficiar todo o agronegócio do café. O Governo de Minas está consciente de que é preciso transformar Minas Gerais em estado líder na economia e, para isso, existem vários projetos, entre eles o Pólo de Excelência do Café”, afirmou.

De acordo com o gerente executivo do Pólo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão, o Pólo busca transformar conhecimento em valor. “Isso fortalecerá a pesquisa, a capacidade de inovação e a agregação de valor ao café”, disse.

A superintendente de desenvolvimento científico e tecnológico da Sectes, Déa Fonseca, disse que alguns setores de Minas Gerais foram escolhidos para se tornarem excelência e o cafeeiro foi um deles. “A construção de uma relação de parceria entre governo, setor produtivo e instituições privadas é essencial para alavancar o agronegócio do café. O apoio da Ufla é importante para o sucesso da iniciativa”, ressaltou.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, afirmou a estratégia do PEC é harmonizar competências para o bem comum. Ele destacou o investimento em pesquisa realizado pelo Governo de Minas: “è a primeira vez na história que a pesquisa, no Estado, tem destaque na administração. Estamos em uma travessia de qualidade que não é estática e precisa de impulso”.

O investimento em pesquisa também foi citado pelo reitor da Ufla, Antônio Nazareno Guimarães Mendes. “Agradeço, especialmente, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) que financiou a maioria dos recursos para a criação do Pólo”.

Durante a solenidade, o secretário Alberto Portugal e o secretário Gilman Rodrigues, receberam a medalha comemorativa do centenário da Ufla e um diploma alusivo à data. Foram entregues oito projetos especiais do Pólo que fazem parte do Plano de Negócios.

Também foi assinado o termo de autorização para o repasse, pela Fapemig, de R$ 1.074.600,00 para a execução do projeto de construção da agência de referência e desenvolvimento do café. Essa agência abrigará o centro de inteligência do café, o centro de informação de mercado, o balcão eletrônico de comercialização e formação de técnicos em inteligência de mercado. Ainda foi repassado o investimento de R$ 152.680,00 para a execução do projeto de complementação da infra-estrutura do laboratório de geoprocessamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), na Ufla.

Capacitação

Um dos programas estruturantes do Plano de Negócio é a capacitação de recursos humanos com o objetivo de formar massa crítica de profissionais ligados à cadeia produtiva de café. Para isso, foi assinado um termo de compromisso entre a Ufla, a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais e o PEC, para a criação do curso de pós-graduação lato sensu – MBA Executivo Coffe Business. Também foi assinado Protocolo de Intenções entre a Associação das entidades de Café do Sul de Minas (Ascafé) e Cooperativa de Ensino e Educação (Educa), com o apoio do Pólo, para a realização do curso de pós-graduação lato sensu em cafeicultura empresarial, no Centro de Excelência do Café, em Machado.