Firmado o convênio para repasse de recursos do INCT Café

Nesta terça-feira (16/12) foi assinado em Belo Horizonte o convênio para liberação de recursos financeiros pelo Governo do Estado de Minas Gerais aos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT, recém aprovados no edital nº 15/2008 do CNPq. A autorização foi lavrada pelo vice-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, e pelo presidente da Fapemig, Mario Neto Borges.

A Universidade Federal de Lavras – Ufla foi contemplada com recursos para o INCT Café, um dos 12 Institutos aprovados no Estado, que, no total, contarão com R$ 34 milhões da Fapemig, além de recursos do CNPq e da CAPES. Os outros 11 Institutos serão desenvolvidos na UFMG (7), na UFV (2), na UFU (1) e no Centro de Pesquisas Renê Rachou – Fiocruz (1).

Reitor da Ufla, Professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, participou do evento, acompanhado do Vice-Reitor, Professor Elias Tadeu Fialho, do coordenador do INCT Café, Professor Mário Lúcio Vilela Resende, além de vários pesquisadores e professores da Universidade.

Juntamente com o Secretário Alberto Portugal, o secretário-adjunto da SECTES e membro da coordenação nacional Evaldo Vilela e o Presidente da Fapemig Mário Neto Borges, Nazareno compôs a mesa de honra da cerimônia e discursou em nome das Instituições contempladas com recursos para os INCTs mineiros.

INCT Café

O projeto do INCT Café foi proposto pela Ufla, mas conta com a participação de diversas instituições, entre elas a Embrapa, a Universidade Federal de Viçosa – UFV, o Instituto Agronômico de Campinas – IAC, o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural- INCAPER e a Fundação Procafé, de Varginha.

O objetivo do Projeto é integrar competências para induzir o processo de desenvolvimento competitivo do agronegócio do café no país. O valor aprovado para o projeto é de cerca de R$ 5,7 mi.

As Instituições envolvidas representam a elite da pesquisa em café no Brasil. Houve a preocupação da Instituição proponente (Ufla), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, de envolver as principais instituições integradas ao consórcio de pesquisas em café já existentes, o que garante longevidade aos trabalhos propostos”, afirmou o Professor Mário Lúcio Vilela Resende, Coordenador do Projeto.

Segundo a Professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, Pró-Reitora de Pesquisa da Ufla, o INCT Café terá como missão a geração de tecnologias apropriadas, competitivas e sustentáveis, por meio da integração de competências institucionais, capacitação de recursos humanos com estímulo à inovação e geração de negócios de alto valor agregado.