Crianças, família e escola são temas de seminário na Ufla

Profissionais da área de educação participam, no próximo sábado, dia 16, a partir das 08h, no Centro de Convenções da Ufla, do Seminário Temático e Atividades Práticas promovido pelo curso de Licenciatura à distância de Pedagogia para a Educação Infantil.  O evento integra a estrutura curricular desta modalidade de graduação e representa um momento de reflexão dos trabalhos desenvolvidos na rotina profissional dos participantes.

Com o tema “O lúdico e a criança: na família e nas instituições de Educação Infantil”, o seminário foi organizado de forma a articular os conteúdos das disciplinas “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras” e “A criança, a família e as instituições de Educação Infantil”, tendo como eixo conceitual os processos de socialização e formação de identidade das crianças.

As atividades do seminário serão abertas com a conferência “A criança, a família e a Instituição de Educação Infantil”, que será ministrada pela profa. Dra. Constantina Xavier Filha. A mediação ficará por conta dos professores doutores Adilson Pereira dos Santos e Carla Jatobá, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). A tarde serão apresentados 39 painéis, divididos em cinco temas, organizados pelos estudantes do curso de Pedagogia. Deste total, cinco trabalhos foram sorteados para apresentação oral durante o evento.

De acordo com uma das coordenadoras, professora Ila Maria Silva de Souza, o seminário reforça o âmbito da pesquisa, ensino e extensão do curso de Pedagogia. “Temos uma demanda muito grande de formação destes profissionais aqui na região. Firmamos uma parceria com outras universidades através do consórcio denominado Pró-Formar que foi responsável pela implantação do primeiro curso de graduação à distância da Ufla”, informa.

Este consórcio Pró-Formar foi firmado a partir de um edital publicado em 2004 pela Secretaria de Educação à Distância do MEC para atender o vasto número de profissionais que atuam na Educação Infantil em instituições públicas de alguns estados brasileiros. A partir deste edital, foi feita uma parceria entre a Ufla, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que resultou na implantação do curso de Licenciatura em Pedagogia para a Educação Infantil, modalidade à distância, em suas cidades pólo. No sul de Minas, este consórcio está representado pelo Departamento de Educação (Ded) da Ufla, em parceria com as prefeituras municipais de Lavras, Aguanil, Cambuquira, Carmo da Cachoeira, Itutinga, Paraguaçu, Perdões, Santana do Jacaré e São Francisco de Paula.

Outras informações no Departamento de Educação pelo telefone (35) 3829-1602