Governador Aécio Neves recebe título na Ufla

Um auditório lotado de autoridades federais, estaduais, municipais, professores, estudantes, entre outros cidadãos comuns prestigiaram a entrega do título Doutor Honoris Causa ao Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, pelas mãos do Reitor e Presidente do Conselho Universitário da Ufla, Prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes.

A solenidade foi aberta com a apresentação de um vídeo institucional da universidade, sendo que a mesa foi composta pelo Governador Aécio, pelo Reitor Nazareno, pela Prefeita Jussara Menicucci de Oliveira, pelo Presidente da Câmara de Lavras, Evandro Castanheira Lacerda, pela Chefe de Gabinete e Secretária do Conselho Universitário, Fátima Elizabeth Silva, pelo Deputado Federal Bilac Pinto e pelos Deputados Estaduais Domingos Sávio e Antônio Carlos Arantes.

Condecorações

Wellington Pedro – Imprensa do Governo de MG

Após a composição da Mesa, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pela regente do Coral da Ufla, Ana Cristina dos Santos Paiva e pelo pianista Sérgio Wagner de Oliveira, da Banda Conexão Ufla.

E depois de ler o currículo do governador, o mestre de cerimônias convidou o Prof. Nazareno e a Chefe de Gabinete Fátima para entregarem o título Doutor Honoris Causa ao Governador Aécio. Assim, o Reitor colocou-lhe o pelerine (veste própria do Conselho) e entregou-lhe o Diploma de Doutor Honoris Causa e a Chefe de Gabinete, Fátima, colocou-lhe a medalha de Mérito Universitário.

Simultaneamente ao momento em que o governador estava sendo condecorado, toda a platéia levantou-se e começou a aplaudi-lo.

Pronunciamentos

O Prof. Nazareno comentou o significado do título, “o doutoramento “Honoris causa“ é a distinção de maior significado e relevo na vida acadêmica de uma universidade. Mas o prestígio da Ufla é simultaneamente enriquecido pelo mérito da personalidade que homenageamos no dia de hoje, o Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, cujo nome ficará associado ao nosso corpo de doutores”.

O Reitor afirmou, ainda, que “estamos contando com o necessário apoio de governos comprometidos e sensíveis aos investimentos em educação e em desenvolvimento científico e tecnológico. De um lado, contamos com o governo federal, a partir do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro da Educação Fernando Haddad. E, de outro, com o Governo do Estado de Minas, na gestão Aécio Neves, no qual nossas universidades públicas, federais e estaduais, encontram profícuas parcerias que sempre resultam numa relação sinérgica”.

Por sua vez, o Governador Aécio disse ser um admirador de Lavras, “Silvio foi um dos maiores e mais leais amigos de meu avô e por aqui me sinto em casa, quando sou recebido por Jussara, que segue os passos do pai e fez do município um dos mais bem administrados do Brasil”.

Ele também agradeceu a todos, em especial ao Conselho Universitário da Ufla, pela honraria lhe destinada e teceu alguns comentários sobre a história da universidade, que “foi fundada há mais de 100 anos e tornou-se um dos primeiros institutos agrícolas do país. De lá para cá, a Universidade Federal de Lavras cresceu e se tornou um dos mais importantes centros universitários do país”.

O governador ainda citou vários feitos realizados nos seus seis anos de governo destacando que, “em 2008, foram aplicados R$ 200 milhões na área de ciência e tecnologia, além do que, mesmo com a crise, foi mantida a porcentagem de 1% da receita do ICMS para a Fapemig” e completou: “esses resultados positivos pertencem a cada um dos senhores e das senhoras, porque tudo o que fizemos resultou do trabalho, da solidariedade e do empenho de todos os mineiros”.

Depois de fazer uso da palavra, o Prof. Nazareno encerrou a solenidade e o governador recebeu os cumprimentos de várias autoridades e professores presentes.