Ciclo de palestras discute qualidade dos alimentos

O Núcleo de Estudos em Qualidade de Alimentos (Nuquali) realiza, entre os dias 02 e 04 de junho, um ciclo de palestras que vai debater a qualidade na indústria de alimentos. Podem participar professores e estudantes de graduação e pós graduação de qualquer instituição de ensino que se interessem pelo tema. Também integra a programação do evento o curso de “ISO 9001: 2008 Ação Preventiva e Corretiva na Cadeia Produtora de Alimentos” que será ministrado por profissionais da multinacional de certificação, BSI Management Systems. Para participar das palestras, os interessados devem pagar uma taxa de R$15 e para o curso, R$30. As inscrições estão sendo feitas na Cantina da Ufla ou no site https://nuquali.wordpres.com .

Garantir a qualidade dos alimentos é um crescente objetivo do governo, das companhias e dos agentes de padronização e certificação do comércio internacional. A percepção do consumidor quanto aos muitos atributos de um produto alimentar, como a nutrição e qualidade de seus componentes, está cada vez mais rigorosa. De acordo com a vice coordenadora geral do Nuquali e estudante de Engenharia de Alimentos, Ingrid Suelen Gomes Caiafa, a preocupação com a segurança alimentar tem sido crescente entre as empresas. “Essa conduta assegura a manutenção da saúde dos consumidores e está se tornando requisito essencial para participação da empresa no comércio internacional e representa um fator de crescimento e diferenciação no comércio nacional”.

Segundo a estudante, o ciclo de palestras está sendo promovido para complementar o ensino em sala de aula e atender às exigências do mercado. “As empresas estão cada vez mais investindo em maneiras de se garantir a qualidade e a segurança dos produtos fabricados. Isso tem se tornado fator primordial para sobreviverem em um mercado cada vez mais concorrido e, devido esta tendência, os profissionais devem se especializar para aproveitar essa grande oportunidade”.

Sobre o Nuquali

O Nuquali é um núcleo de estudo em Qualidade de Alimentos composto por graduandos em Engenharia de Alimentos da Ufla. O grupo, formado em 2006, visa o aprofundamento na questão de produção de alimentos seguros e com qualidade pela indústria de alimentos. Para isso, os integrantes procuram conhecer novas ferramentas de qualidade, antigas e consagradas, afim de oferecer ao mercado um perfil profissional mais competitivo e conhecedor dessa questão similar na indústria.

Dia 02/06/2009 (Terça-feira)

Local: Salão de Convenções – Ufla

1a palestra às 18h15: “O Desafio daSegurança Alimentar” – Maria do Livramento (UFMT)

Coffee break: 19h45