A Tese de Doutorado “Resistência do feijoeiro a Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli”, defendida pela pós-graduanda Mônica Juliani Zavaglia Pereira, foi a vencedora do Prêmio Capes de Tese 2008 na categoria Ciências Agrárias.
Orientada pelo Prof. Magno Antonio Patto Ramalho, do Departamento de Biologia da Ufla, a pesquisa foi desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, sendo que os quesitos avaliados para que a tese viesse a ganhar o prêmio foram originalidade e qualidade.
Ao todo, foram inscritas 487 teses de instituições de todas as regiões do Brasil, ressaltando que a solenidade de entrega dos prêmios aos vencedores será em Brasília, em data a ser definida.
Divulgação
A pesquisa
A murcha-de-fusarium, causada por um fungo chamado Fusarium oxysporum f. sp. Phaseoli é uma doença vascular do feijoeiro e ocorre em todas as regiões do mundo onde se cultiva o feijão.
Considerando que a obtenção de cultivares resistentes é a principal alternativa de controle da doença, a pós-graduanda Mônica forneceu informações indispensáveis para a obtenção destes cultivares.
Basicamente, a então pós-graduanda identificou como se deve realizar a avaliação da resistência do feijoeiro em uma casa de vegetação. Posteriormente, ela avaliou mais de 500 linhagens e verificou que 36,5% delas foram resistentes ao fungo.
Além disso, Mônica obteve informações do controle genético da resistência do feijoeiro, observando que a seleção para se obter plantas resistentes pode ser bem fácil, desde que sejam adotados critérios eficientes de inoculação e avaliação das plantas.