Congresso de Iniciação Científica começa hoje

Tudo pronto para a realização do XXII Congresso de Iniciação Científica da Ufla (XXII Ciufla), que tem início hoje, dia 08, e se estende até quarta-feira. O evento vai movimentar toda a comunidade acadêmica com apresentação de, aproximadamente, 1000 trabalhos em formato de pôsteres, abrangendo estudos e pesquisas realizadas nas mais diversas áreas do conhecimento.

A produção de quase todos os pôsteres foi realizada por alunos de graduação e bolsistas do BIC-Junior, o programa de iniciação científica destinado a alunos do ensino médio. Durante o congresso, todos os trabalhos serão avaliados por professores da própria universidade e por estudantes de pós-doutorado.

A vigésima segunda edição do Ciufla terá como tema “Inovação” e pretende abordar os desafios da pesquisa em um momento de grandes mudanças no conhecimento científico e tecnológico. A abertura do evento acontece às 8h, no Salão de Convenções da Ufla, com a palestra – “Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Brasil: o papel e os desafios para a Universidade”, que será ministrada pelo diretor de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq, prof. José Oswaldo Siqueira. Logo após, será premiado o estudante de graduação inserido nos programas de Iniciação Científica e o estudante do ensino médio do BIC-Júnior que desenvolveram, em 2008/2009, os melhores projetos de pesquisa ligados ao tema do congresso.

Paralelamente ao evento, acontecem os XVII Seminário de Avaliação do PIBIC/CNPq, XII Seminário de Avaliação do PIBIC/FAPEMIG e IV Seminário de Avaliação do BIC-Júnior. Os detalhes estão disponíveis na página www.prp.ufla.br/ciufla.

Serviço:

Abertura Oficial:

Local: Salão de Convenções da Ufla

PalestraCiência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Brasil: o papel e os desafios para a Universidade”, Prof. José Oswaldo Siqueira – Diretor de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq

Presença obrigatória de todos os alunos participantes do XXII CIUFLA