Número de trabalhos apresentados bate recordes

Uma platéia formada especialmente por professores e estudantes da graduação esteve presente, hoje, na abertura do XXII Congresso de Iniciação Científica da Ufla (Ciufla), no Salão de Convenções.

A mesa que dirigiu os trabalhos de abertura do Congresso foi composta pelo Reitor prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, pelo Vice-Reitor Elias Tadeu Fialho, pela Pró-Reitora de Pesquisa, profª Édila Vilela de Resende Von-Pinho, pelo Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, Prof. José Roberto Soares Scolforo, pelo Pró- Reitor Adjunto de Graduação, prof. Marco Antônio Gomes Barbosa, pelo Diretor de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq, prof. José Oswaldo Siqueira, pela avaliadora externa da UFMG, Profa. Maria Beatriz Abreu Glória e pelo avaliador externo da Unesp – Rio Claro, Prof. Augusto Shinya Abe.

Prêmio

Helder Tobias / Ascom Ufla

Durante a solenidade, o Reitor Prof. Nazareno, a Pró-Reitora Profª Édila e o orientador Prof. Leonardo Augusto Lopes Muzzi entregaram o Prêmio destaque de Iniciação Científica no período de 2008 a 2009 à estudante Amália Turner Giannico (foto), do curso de Medicina Veterinária.

Pronunciamentos

Ao fazer uso da palavra, a prof. Édila ressaltou que 1005 trabalhos com a participação de 700 estudantes foram selecionados para XXII Ciufla e que esses números são recordes, pois representam um aumento de 25% no número de trabalhos em relação ao congresso do ano passado.

Ela também comentou algumas ações da instituição que explicam esses números, entre elas a estruturação do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic), além da grande expansão do programa BIC Junior, “são 150 bolsas para estudantes do ensino médio, o 2º maior programa do estado, sendo que 50% desses estudantes acabam ingressando em universidades federais”.

E ressaltou, ainda, a criação do Nintec (Núcleo de Inovação Tecnológica) na gestão do então Pró-Reitor de Pesquisa, prof. José Roberto Scolforo, “por meio do Núcleo começamos a ter um número significativo de registros de cultivares”.

A Pró-Reitora também fez vários agradecimentos e reconheceu especialmente o esforço de todos os professores orientadores e dos estudantes da Ufla, “afinal, graças à dedicação deles, a instituição captou R$ 32 milhões em recursos para a pesquisa em 2008”.

Parabenização

O Reitor, Prof. Nazareno, afirmou que “a iniciação científica é o melhor e mais eficiente instrumento para a formação de profissionais qualificados na Ufla. Felizmente, nós estamos observando um crescimento da iniciação científica não só no número de bolsistas mas também no número de estudantes que atuam voluntariamente”.

Há dois anos, continuou ele, “nós contávamos com 400 bolsas (entre CNPq, Fapemig e algumas outras captadas por meio de projetos isolados), hoje esse número é de 700 bolsas de iniciação científica”.

Já com relação ao Congresso, o Reitor comemorou o expressivo número de pôsteres selecionados, “venho observando esse crescimento ano a ano, mas não imaginava que nós atingíssemos os mil tão rapidamente, porque sabemos que os critérios para a seleção destes trabalhos são bem rigorosos. Então, eu gostaria de parabenizar os orientadores e alunos pelo altíssimo nível dos trabalhos”.

Além disso, o prof. Nazareno reconheceu a apoio do governo do Pres. Luiz Inácio Lula da Silva, que tem colaborado efetivamente com ações voltadas à ciência, tecnologia e inovação, citando ainda o Ministério da Educação, o Ministério da Ciência e Tecnologia e os vários órgãos que o compõem, entre eles o CNPq.

Ele também agradeceu ao governo do Estado de Minas, que também passa por um momento muito promissor no que diz respeito à ciência e tecnologia, “o próprio governador assumiu o compromisso de que, mesmo com essa crise internacional, o orçamento da Fapemig anunciado no início de 2009 será mantido”.

O Reitor agradeceu, ainda, aos membros da instituição, “pois a Ufla captou 32 milhões em recursos para a pesquisa em 2008 nas mais diversas agências de fomento. E isso, sem dúvida, tem contribuído para melhorias na infra-estrutura física da instituição e, principalmente, para a aquisição de equipamentos para laboratórios”.

Exemplo

Em sua fala, o Diretor de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq, prof. José Oswaldo Siqueira, afirmou que o programa de iniciação científica brasileiro é um exemplo de como incentivar jovens talentos ao desenvolvimento da ciência e de inovação tecnológica, podendo ser considerado um sucesso da ciência brasileira.

“E o programa está em franca expansão”, comentou o professor José Oswaldo. Nos próximos editais serão concedidas 4000 bolsas, lembrando ainda que a demanda pelas mesmas tende a aumentar por ocasião do Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

Logo após a abertura do Congresso, ele também ministrou a palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento: os desafios para a universidade”, comentando vários fatos e mitos relativos ao assunto.