Em destaque, os rumos da Pós-Graduação

Criada em 1975, a Pós-Graduação Stricto Sensu da Ufla vem demonstrando avanços interessantes. Em 2008, a média do número de titulados por docente permanente cresceu a uma taxa de 26%, ou seja, de 1,56 para 1,98 e 80% dos mestrandos e doutorandos recebem bolsas para estudar. Nesse mesmo ano, foram titulados novos 253 mestres e 119 doutores. Já o número de docentes com bolsa de produtividade do CNPq atingiu a marca de 52% dos 255 docentes permanentes que atuam na pós-graduação. Além disso, mais de 90% destes docentes coordenam projetos de pesquisa científica e tecnológica.

A produção científica em periódicos de 2008 alcançou a marca de 4,2 artigos por docente permanente. Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Mozar José de Brito, “os programas de pós-graduação Stricto Sensu alcançaram destacado índice de produtividade científica. No entanto, as estatísticas evidenciam a necessidade de se reorientar a publicação científica dos programas de pós-graduação em direção aos periódicos da categoria A1, A2 e BI, de acordo com a classificação da Capes. Esse será o maior desafio a ser enfrentado pela nossa honrosa e produtiva comunidade acadêmica”, comenta o professor.

Para alcançar esta meta, a Pró-Reitoria, desde junho de 2008, tem colocado em prática um conjunto integrado de ações estratégicas, entre as quais destacam-se o lançamento do edital do Papc-Ufla (Programa de Apoio à Publicação Científica) que destina recursos financeiros para financiar a tradução e correção de artigos científicos que deverão ser submetidos aos periódicos de padrão de qualidade internacional. “Lembramos que a produção científica deve ser vista como uma prática pedagógica estratégica e inerente à formação de mestres e doutores. Não podemos desvincular a formação qualificada da pesquisa e da publicação científica. É nesta justaposição que se encontram os desafios a serem enfrentados pela comunidade acadêmica que atua na pós-graduação”, explica o Pró-Reitor.

Além destas medidas, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação tem estimulado a reformulação das estruturas curriculares dos programas; a formação de redes de cooperação científica com outros programas de pós-graduação nacionais e estrangeiros; a participação do corpo discente na publicação de artigos científicos em periódicos mais qualificados e com elevado fator de impacto e a produção científica em bases teóricas e metodológicas renovadas, entre outras.

Juliano Tavares / Ascom Ufla

Professores e estudantes assistem a aula inaugural da Pós-Graduação Stricto-sensu

QUASE 500 VAGAS A MAIS – Destaca-se que estas medidas estão previstas no plano de gestão formulado pela administração para o período entre 2008-2012. Esse plano prevê ainda a ampliação do número de vagas da pós-graduação por meio da abertura de outros cursos de mestrado e doutorado. A proposta de reestruturação da Ufla (Projeto REUNI) definiu que o conjunto de programas de pós-graduação Stricto Sensu deverá ofertar cerca de 1726 vagas em 2012 (atualmente são 1238). “Espera-se que esta expansão esteja acompanhada pela melhoria contínua da qualidade dos nossos programas, pois esta tem sido, em última análise, o nosso maior desafio acadêmico”, finaliza o Prof. Mozar.