Ufla é a 4ª melhor do Brasil e a 2ª melhor de Minas, segundo IGC/MEC

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) ficou classificada em 4º lugar entre as melhores universidades públicas e privadas do Brasil de acordo com o IGC (Índices Gerais de Cursos das Instituições). Esse é um indicador de qualidade de instituições de ensino superior divulgado na última segunda-feira pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC.

 

Em termos quantitativos, a universidade atingiu 405 pontos em valores contínuos (pontuação de 0 a 500) e a faixa nota 5 numa escala que varia de 1 a 5. Esse indicador considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).

 

De acordo com o Reitor da Ufla, Prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, vários fatores contribuíram para esta conquista, cada um deles com uma parcela do mérito alcançado. “Eu destaco a seriedade do trabalho, a competência e a dedicação dos nossos professores e técnicos administrativos envolvidos no ensino de graduação e de pós-graduação. A Ufla dispõe de recursos humanos altamente qualificados e comprometidos com a qualidade do ensino superior em todos os níveis”.

 

O Reitor destacou também o elevado nível dos estudantes de graduação e de pós-graduação, “afinal são eles os avaliados pelo Inep, além da instituição. São estudantes universitários muito bem selecionados e que se dedicam com garra durante sua formação profissional, empreendedora e cidadã numa universidade como a nossa. O resultado não poderia ser outro: somos hoje a 4ª melhor Universidade do Brasil, a 2ª melhor de Minas Gerais e a 1ª melhor do país em Ciências Agrárias”.

 

Outro fator que contribuiu para esta conquista é a ampliação na infraestrutura física da instituição em pelo menos 12.500 m2 em novas obras a cada ano nos últimos 5 anos. Há permanente preocupação com a ambiência nos locais de aula e de trabalho. “Só para se ter uma idéia, nossa universidade recebe em média 5 vezes mais recursos para obras que a média da rede IFES de universidades federais, porque o REUNI representa somente 20% do investimento total que estamos fazendo em 2009 e 2010; os 80% restantes são captados em outras fontes de financiamento, nos governos federal e estadual e também junto à bancada mineira de parlamentares. Fruto de intenso trabalho de toda a nossa equipe administrativa, que felizmente conta com pró-reitores, diretores, chefes e coordenadores altamente comprometidos com uma administração séria e focada em resultados”, explica o Reitor.

 

101 anos

 

O prof. Nazareno afirma também que os 101 anos da universidade contribuíram para que ela chegasse a essa posição, especialmente porque não se constrói uma instituição de excelência em curto espaço de tempo. “São necessários muitos anos de trabalho, o enfrentamento de inúmeros desafios, sua superação e transformação em oportunidades de crescimento para se chegar a este patamar. Por isto, afirmo com frequência que nossa Esal-Ufla é fruto de uma construção coletiva, de várias gerações de estudantes, professores e técnicos, de quem recebemos o legado de dar prosseguimento a esta história de sucesso”.

 

Ensino & Pesquisa

 

O Reitor enfatizou a relação entre a pesquisa, o ensino e a captação de recursos. “Somos uma ‘Universidade de pesquisa’ porque ofertamos 19 programas de pós-graduação Stricto sensu, o que resulta em mais de 1.200 projetos de pesquisa em andamento, estes responsáveis pela captação de expressiva soma de recursos para o custeio adicional à manutenção dos laboratórios e, em grande parte, pela compra de equipamentos. Além disso, nossos estudantes de graduação têm a oportunidade de se envolverem nestas atividades de geração de conhecimento e tecnologias, apoiados e tutorados diretamente por mestrandos e doutorandos. Eles também se envolvem em muitas atividades de extensão universitária e em projetos realizados em várias comunidades”.

 

Planos para o futuro

 

Com relação aos planos para o futuro, o prof. Nazareno fala no compromisso de dar prosseguimento à esta trajetória de sucesso. “Novos cursos e programas serão criados, mas de forma planejada, sempre lastreados por quesitos que assegurem sua consolidação como referência de qualidade. Pretendemos, inclusive, realizar um seminário no mês de dezembro próximo, quando a Ufla comemorará seu jubileu de cristal como Universidade, 15 anos da transformação de Esal em Ufla. Neste evento, faremos uma profunda reflexão sobre a evolução no período, discutindo a nossa Ufla de hoje e de amanhã com professores, técnicos e estudantes. Depois, apresentaremos o resultado desta reflexão ao Conselho de Desenvolvimento Institucional, que é constituído por cerca de 50 pessoas que representam a comunidade acadêmica, de Lavras e região. Teremos, a partir daí, aproximadamente 2,5 anos de mandato pela frente, tempo que consideramos suficiente para implementarmos as ações propostas. Pretendemos concluir nosso mandato e entregar a Ufla consolidada, de fato, na dimensão Universidade, à próxima gestão em 2012. Afinal, este foi o compromisso que assumimos, o professor Fialho e eu, quando nos candidatamos a reitor e vice”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *