Professora do Centro Educacional NDE/Ufla ganha prêmio

A professora de Geografia do Ensino Fundamental II do Centro Educacional NDE/Ufla, Karla Veloso, recebeu o Prêmio Victor Civita Professor Nota 10, da revista Nova Escola. Ao todo, concorreram 4000 projetos em todo o país e apenas 10 foram premiados, sendo o único na área de Geografia.

O projeto implantado pela professora no Centro Educacional é fruto de uma parceria com o Departamento de Ciência da Computação da Ufla, através de um trabalho desenvolvido pela então estudante de Ciências da Computação, Rafaela Girôto.

Com relação ao projeto, a profa. Karla explica que, com o uso do ambiente virtual de aprendizagem, toda a matéria estudada dentro de sala de aula ganhou um complemento em conhecimentos que o estudante adquire em sua própria casa, pelo computador. “Assim, os alunos do 8º e 9º ano podem fazer exercícios, trocar arquivos e participar de chats e fóruns relacionados aos temas discutidos em sala, entre outras atividades”.

Sem dúvida, “a interação dos alunos com o ambiente virtual tem sido uma inovadora ferramenta na apresentação dos conteúdos que tem levado a novas formas de aprendizado”, comenta Karla.

A diretora do Centro Educacional, profa. Mary Machado Marques, ressalta que “estamos conscientes de que não somos os únicos a utilizar essa ferramenta de aprendizado, no entanto, queremos fazer parte desse movimento revolucionário que utiliza o computador e o universo virtual para o aprendizado, mas sempre monitorado por professores que atuam como mediadores desta nova modalidade pedagógica”.

O Centro Educacional NDE/Ufla tem sido parceiro de inúmeros projetos desenvolvidos nos departamentos da universidade, principalmente dos cursos de licenciatura, cujas finalidades sejam a formação de professores de ensino fundamental e médio e a formação continuada dos professores.