Com o slogan “O que a ciência está fazendo por você”, na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia pretende-se agitar a praça Dr. Augusto Silva, no centro de Lavras e algumas dependências da Ufla, divulgando a importância da ciência no dia-a-dia das pessoas.
Organizada pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Extensão e contando, ainda, com o envolvimento de professores de vários departamentos da Ufla, o evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência da Tecnologia, sendo apoiado pela Fapemig.
Prevista para acontecer de 19 a 25 de outubro, a Semana deste ano tem como tema a “Popularização da Ciência e Tecnologia no município de Lavras” e conta com uma programação que pretende atender aos mais variados gostos e públicos. Desta forma, pretende-se que a população conheça mais acerca de temas relacionados à ciência e tecnologia e, ao mesmo tempo, ampliar a interação entre a comunidade e a universidade.
Com isso, as atividades incluem eventos científicos, exposições itinerantes, exibições de filmes e até demonstrações do céu num planetário. No que diz respeito ao primeiro item, a programação vai incluir palestras e mini-cursos relacionados a várias áreas do conhecimento.
Estação Ciência
Também haverá cinco exposições itinerantes, sendo que quatro delas pertencem à Estação Ciência da USP, em São Paulo: “Água Brasilis”, “Aspectos Científicos de Viagens Espaciais”, “Conchas Acústicas” e “Xadrex Gigante”. “A magia da Física e do Universo”, do Departamento de Ciências Exatas da UFLA, completa a grade das exposições.
Cinema na praça
Uma outra atração da Semana é a exibição, no Museu de História Natural, localizado no Centro Histórico da Ufla, de quatro filmes a partir dos quais serão discutidos temas relacionados à ciência: “2001 – Uma odisséia no espaço”, “Contato”, “Gattaca” e “Blade Runner”.
De olho no céu
E para fechar as atividades do evento com chave-de-ouro, um planetário será instalado na praça para visitação dos cidadãos que moram em Lavras. No planetário podemos ver o céu noturno, como se estivessemos numa noite sem nuvens. Por ficar totalmente envolvido pela projecção, o espectador tem uma noção exata da realidade. No seu interior normalmente assiste-se a sessões nas quais se exploram conceitos da astronomia. O planetário da Ufla é uma estrutura móvel e será montado na praça especialmente para incrementar ainda mais a programação da Semana da Ciência e Tecnologia.
Serviço