Divulgação
Um grupo de bolsistas do BIC-Júnior da Ufla participou da II Mostra Científica e Tecnológica dos Programas de Iniciação Científica Júnior de Minas Gerais (Provoc Inovação – 2009), promovido pela UFMG e o Centro de Pesquisa René Rachou. O evento, realizado nos dias 22 e 23 de outubro, em Belo Horizonte, reuniu cerca de 800 participantes, entre alunos e pesquisadores envolvidos no Programa.
O Programa de Iniciação Científica Júnior – Bic-Júnior da Ufla teve início em 2004, com o objetivo de incentivar a participação de estudantes do Ensino Médio junto a grupos de pesquisa da Universidade. Essa iniciativa teve como objetivo o favorecimento de uma aprendizagem por meio da investigação, do estímulo ao desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa e o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes diante das diferentes produções do conhecimento e situações da vida.
Atualmente, o Bic-Júnior da UFLA atende a 150 bolsistas das sete escolas estaduais de Lavras, sendo a segunda maior instituição de Ensino Superior que acolhe integrantes do Programa.