Cursos são bem conceituados em avaliação do MEC

Arquivo Ascom/Ufla

O Inep, uma autarquia do MEC, divulgou os resultados obtidos pelos cursos de graduação que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes em 2008. Na Ufla, seis cursos passaram pela avaliação no referido ano: Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Ciência da Computação, Ciências Biológicas e Química.

Foram apresentados, para cada um dos cursos, o Conceito Enade, o Conceito IDD e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). O Conceito Enade 2008 reflete a média obtida pelos estudantes concluintes dos cursos avaliados. O CPC tem como base o desempenho dos estudantes no Enade e o IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), que aponta o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno, além de variáveis como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica.

Engenharia Agrícola

Tomando por base os números do CPC, os resultados relacionados à Ufla foram os seguintes. O curso de Engenharia Agrícola ficou classificado em 1º lugar entre seus pares em todo o Brasil, com 467 em valores contínuos (pontuação de 0 a 500), nota 5 numa escala que vai de 1 a 5 e conceito 5 também no Enade.

De acordo com o prof. Francisco Carlos Gomes, coordenador do curso de Engenharia Agrícola, a boa posição reflete o “comprometimento do corpo docente e dos técnicos do curso e a participação efetiva dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão, o que permite que o aluno aplique seus conhecimentos aprendidos em sala de aula no cotidiano, refletindo em soluções para a sociedade”.

Engenharia de Alimentos

Já o curso de Engenharia de Alimentos obteve o 4º lugar no ranking, com 357 pontos em valores contínuos e nota 4 tanto com relação ao CPC como no Enade. Segundo a coordenadora do curso, profa. Ana Carla Marques Pinheiro, o bacharelado em Engenharia de Alimentos foi implantado na Ufla em 2003, sendo que esta foi a primeira vez que o mesmo passou pela avaliação do Enade. “Estamos muito satisfeitos com o conceito 4 por se tratar de um curso relativamente novo na instituição, mas temos como meta continuar trabalhando para atingirmos o conceito máximo nos próximos exames, lembrando que apenas 11 cursos de Engenharia de Alimentos atingiram os conceitos 4 e 5 no país”.

Engenharia Florestal

A Engenharia Florestal ganhou o 2º lugar do ranking, tendo conquistado o 1ª no pódio em Minas. A nota CPC foi 4, os valores contínuos atingiram 392 pontos e o conceito Enade foi 5. A coordenadora do curso, profa. Soraya Alvarenga Botelho, afirmou que “a boa notícia vem ratificar que a Engenharia Florestal da Ufla está entre as melhores do Brasil, afinal, o curso sempre está indo muito bem nas avaliações pelas quais vem passando”.

Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação ficou com 373 pontos em valores contínuos, tendo conquistado a 13ª posição no país, entre 295 cursos avaliados. Quanto aos conceitos obtidos, tanto o do CPC como o do Enade foram 4. O prof. Braulio Adriano de Melo, coordenador do curso, destacou que “o currículo da Ciência da Computação da Ufla possui uma grande afinidade com o currículo de referência da SBC – Sociedade Brasileira de Computação”.

Ciências Biológicas

Conforme os números do CPC, o curso de bacharelado em Ciências Biológicas ficou em 2º lugar no Brasil, dentre 525 na mesma modalidade. A nota em valores contínuos atingiu 433 pontos e conceito 5 tanto no CPC quanto Enade. O coordenador do curso, prof. Marcelo Passamani, comemorou a boa posição e ressaltou que o curso de Biologia da Ufla também possui a melhor média geral dos concluintes na avaliação do Enade: 65,95 pontos.

Química

O curso de licenciatura em Química recebeu conceitos 4 no CPC e no Enade, obtendo ainda 348 pontos em valores contínuos, o que lhe garantiu o 15º lugar entre 223 cursos na mesma modalidade no país. “Ficamos satisfeitos com essa avaliação, mas não nos surpreendeu, porque já tínhamos indicadores da qualidade do curso. Entre estes podemos citar a grande quantidade de estudantes nossos que entram em mestrados e doutorados, além da boa entrada dos alunos em postos no mercado de trabalho”, comenta o prof. Matheus Puggina de Freitas, coordenador do curso de licenciatura em Química da Ufla.

De acordo com o Pró-Reitor de Graduação, prof. João Chrysostomo de Resende Júnior, “todas as notas obtidas são dignas de comemoração e vêm se juntar ao ótimo desempenho obtido no Enade 2007, que colocou o curso de Medicina Veterinária da Ufla em primeiro lugar do Brasil, o curso de Zootecnia em segundo lugar e o curso de Agronomia entre os cinco melhores. Esse desempenho notável de todos os cursos da instituição, ao mesmo tempo em que nos deixa felizes e orgulhosos, nos imputa uma responsabilidade enorme para mantermos o padrão de qualidade e melhorá-lo cada vez mais. A nossa meta é que tenhamos a Ufla sempre colocada entre as primeiras posições em todos os cursos, pois nossa tradição é primar pela qualidade de ensino”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *