Novas informações para acesso aos periódicos da Capes

Com objetivo de uniformizar os procedimentos de autenticação de usuários nos sistemas de informação e serviços de rede oferecidos pelo CIN-UFLA, informamos as alterações no acesso aos periódicos CAPES. Primeiramente, vamos contextualizar o objetivo desse serviço e em seguida descrever as principais alterações.

O que é o Portal periódicos CAPES?

Professores, pesquisadores, alunos e funcionários de 268 instituições de ensino superior e de pesquisa em todo o país têm acesso imediato à produção científica mundial, atualizada através desse serviço oferecido pela CAPES.

O Portal de periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais de 15.475 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras e também 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. O uso do Portal é livre e gratuito para os usuários das instituições participantes. O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet localizado nas instituições ou por elas autorizado.

Todos os programas de pós-graduação, de pesquisa e de graduação do País ganham em qualidade, produtividade e competitividade com a utilização do Portal, que está em permanente desenvolvimento. Esse serviço na UFLA, inicialmente era provido apenas em terminais localizados no campus. Como a demanda de acesso fora da universidade aumentou, foi necessário a configuração de um servidor de Proxy para viabilizar esses acessos.

Para utilização desse serviço, era necessário um cadastro prévio junto à Uflanet via e-mail: uflanet@uflanet.com.br. Porém esse procedimento a partir de agora será feito através do e-mail institucional.

Por exemplo:

– Professor ou Pesquisador

Usuário: professor@departamento.ufla.br

Senha:xxxxxx

– Aluno de Graduação:

Usuário: aluno@curso.ufla.br

Senha: xxxxxx

– Aluno de Pós-Graduação:

Usuário: aluno@posgrad.ufla.br

Senha:xxxxxx

Lembramos que o e-mail institucional é fornecido no ato da matrícula no caso de alunos ou mediante cadastro na base de dados institucional para os demais usuários da UFLA.

Para mais detalhes sobre a configuração desse serviço acesse a página do CIN no endereço: www.cin.ufla.br.