Encontro reúne 600 educadores de matemática do estado

Pedro Farnese / Ascom Ufla

Recorde de público e apresentação de trabalhos. Antes mesmo da abertura oficial das atividades, os organizadores já comemoravam um balanço altamente positivo do V Encontro Mineiro de Educação Matemática. O evento reúne em Lavras mais de 600 profissionais do estado de Minas e, também, professores e pesquisadores do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. A abertura oficial dos trabalhos aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 13, no Salão de Convenções da Ufla.

Com o tema “Educação Matemática: Práticas Educativas em discussão” o encontro promove o intercâmbio de conhecimentos na área; divulga os resultados de pesquisas, impulsionando o desenvolvimento da Educação Matemática; e contribui para o aperfeiçoamento profissional dos participantes. Além disso, todos discutem os aportes que as novas tecnologias oferecem à Educação Matemática e o processo de ensino-aprendizagem na sociedade atual.

O Encontro Mineiro de Educação Matemática é considerado, atualmente, o maior evento acadêmico-científico da área no estado de Minas Gerais. É organizado pela Sociedade Brasileira em Educação Matemática de Minas Gerais, com o apoio da Ufla, da Fapemig, da Prefeitura Municipal de Lavras e das Superintendências Regionais de Ensino de Campo Belo e São João Del Rei.

Na Ufla, a organização dos trabalhos ficou sob a responsabilidade do Grupo de Estudos em Educação Matemática (Gema). A coordenadora do Grupo, professora Maria da Glória Bastos de Freitas Mesquita, destacou o importante empenho dos estudantes que contribuiu para o sucesso do encontro. “Este evento representa uma soma de esforços de todos os profissionais envolvidos com a educação matemática na busca de novos conhecimentos e suporte especializado para melhorar, ainda mais, o processo de ensino-aprendizagem”.

Em quatro edições já realizadas, o encontro deste ano superou todas as expectativas. A conclusão é do presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática de Minas Gerais, prof. Frederico Silva Reis. Segundo ele, o resultado mostra a dedicação e o empenho dos profissionais da área em aprimorar cada vez mais suas atividades. “Tivemos um número recorde de participantes e, também, de trabalhos que foram submetidos para apresentação no encontro. Contamos com o apoio de uma banca composta por 20 doutores que fizeram uma avaliação criteriosa, possibilitando aos participantes o acesso as mais modernas pesquisas e estudos sobre educação matemática”.

Investimentos na Educação Basica

Ao declarar abertas as atividades do encontro, o reitor da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, disse que o evento representa um marco na história da instituição que vem, desde o ano de 1994, ampliando seu campo de atuação para além das ciências agrárias. “Hoje vivenciamos uma Ufla cada vez mais plural, contemplando as mais diversas áreas do conhecimento. Contamos atualmente com cinco cursos de licenciatura em nível presencial e outras cinco na modalidade a distância”.

Ainda de acordo com Nazareno, com os investimentos do Governo Federal na educação básica e na formação dos professores, as universidades terão um papel fundamental para dar suporte a essas investidas. “Com o fim da incidência da Desvinculação de Receitas da União (DRU) sobre os recursos do governo federal destinados à Educação, mais verbas serão destinadas à educação básica. Em 2010, estima-se que R$ 4 bilhões sejam incorporados ao orçamento do Ministério da Educação”.