Valorização do real frente ao dólar influencia a inflação

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) calculado pelo Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) registrou, pela sexta vez no ano, queda na média geral dos preços pesquisados, ou seja, “deflação”. Explica o prof. Ricardo Reis, coordenador da pesquisa, que “deflação é o inverso da inflação, não implicando que os preços de todos os produtos e serviços que compõem o índice tenham caído. Na deflação, o que cai é a média dos preços pesquisados, conforme sua ponderação (cada preço tem um peso no IPC).

Em novembro, a deflação foi de 0,03% e no acumulado do ano, o IPC da UFLA está em 2,23%; no mesmo período em 2008 (janeiro a novembro), o índice já tinha atingido 7,16%.

O crédito da poupança já atinge 6,47% em 2009, bem superior a inflação estimada pela UFLA.

No mês de novembro, a deflação ficou localizada principalmente nos itens que compõem os bens de consumo duráveis (eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis e informática), cujos preços caíram 1,73%. De acordo com o prof. Ricardo Reis, “a taxa de câmbio tem um efeito direto no comércio internacional. Uma valorização da moeda nacional frente ao dólar faz com que os produtos importados fiquem mais baratos no mercado interno. Neste sentido, tende a elevar as importações de componentes para a indústria eletrônica, tornando os eletrodomésticos, eletroeletrônicos e os componentes de informática mais baratos”

O grupo alimentos também teve uma ligeira queda de 0,03% em novembro, principalmente no setor de produtos semielaborados. As maiores quedas foram as do arroz     (-3,9%), do feijão (-3,1%), da carne suína (-0,88%), da carne bovina (-2,02%) e da carne de frango, com baixa de 0,81%.Já os alimentos industrializados aumentaram 1,17% no mês e os produtos in natura tiveram alta de 0,11%.

O custo da cesta básica de alimentos para uma família de quatro pessoas teve queda de 1,96%. Em novembro seu valor ficou em R$343,58 e, no mês de outubro, esta despesa foi de R$350,45.

Os demais grupos pesquisados pelo DAE/UFLA tiveram as seguintes variações de preços em novembro: higiene pessoal, -0,03%; material de limpeza, -0,44%; despesas com vestuário, -0,01%; bebidas, 1,61% egastos com transporte, cujaalta foi de 0,35% no mês.

As demais categorias que compõem o IPC da UFLA se mantiveram, em média, com os preços estáveis em novembro: serviços gerais (água, luz, telefone e gás de cozinha), gastos com lazer, moradia, educação e saúde.