Ufla inaugura Incubadora de Empresas de Base Tecnológica

Professores, técnicos administrativos e estudantes da Ufla, além de membros da Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e outros convidados estiveram presentes na inauguração da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Ufla.

Vinculada a Pró-Reitoria de Pesquisa, a incubadora foi instalada no antigo prédio do Restaurante Universitário, reformado especialmente para abrigar as instalações da incubadora.

Durante a cerimônia, o Reitor da Ufla em Exercício, prof. Elias Tadeu Fialho e o Secretário- Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Ferreira Vilela descerraram a placa.

Parceria pela inovação

Em seu pronunciamento, o Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Soares Scolforo, afirmou que “não é a simples inauguração de um espaço, mas um trabalho que vem coroar toda uma parceria entre a Ufla, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Prefeitura e o Sebrae-MG”.

Ele comentou, ainda, que por meio de ações como essa o pesquisador poderá transformar seu estudo em um produto, transferindo tal tecnologia para a sociedade.

Já o Secretário-Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Ferreira Vilela, disse que “esse é um passo importante pois vem consolidar o ambiente de inovação, dando a oportunidade da universidade também criar empresas inovadoras, além da formação de profissionais e pesquisadores, o que a Ufla faz tão bem”.

Além disso, essa inauguração não pode ser vista como uma ação isolada, mas uma entre várias outras que vem incentivando essa área dentro do Estado.

O Reitor em exercício, prof. Elias Tadeu Fialho, teceu comentários acerca da trajetória da Ufla até chegar ao atual momento. “Desde 2007, foram registrados no Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufla 37 pedidos de patentes de pesquisadores da Ufla e três de inventores independentes”, frisou ele.

Fialho também ressaltou que, para a criação da incubadora, o apoio da Fapemig por meio de editais específicos e o convênio com a Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foram fundamentais.

Logo após os pronunciamentos, todos os presentes foram convidados a conhecer as instalações onde a incubadora funcionará.

Incubadora da Ufla

A incubadora da Ufla tem como objetivo apoiar as iniciativas empresariais de empreendedores que estejam comprometidos com a concepção e o desenvolvimento de novos negócios com base tecnológica. Tem por missão, ainda, fomentar novos empreendimentos nesse sentido como forma de promover o bem estar social e o desenvolvimento econômico especialmente na região de Lavras/MG.

A incubadora dará continuidade às diversas ações relacionadas ao processo de inovação tecnológica que compreende a pesquisa, a invenção, o desenvolvimento de produtos, os processos e a transferência de tecnologia para a sociedade.