Estudantes iniciam atividades

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, participou nesta sexta-feira, dia 05, da Aula Inaugural dos Cursos de Pós-Graduação da Ufla. Ela destacou a importância do agronegócio no Brasil e a contribuição das pesquisas acadêmicas para o seu desenvolvimento. Apresentou, também, as diretrizes do Projeto Biomas, lançado recentemente; e esclareceu alguns avanços sobre as mudanças no Código Florestal que está em discussão.

Desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Projeto Biomas pretende identificar os diferentes potenciais de uso da terra, considerando as fragilidades ambientais e estabelecendo parâmetros para o desenvolvimento da agropecuária sustentável.

Segundo a senadora, a iniciativa é uma forma de tentar colocar fim na polêmica entre produção de alimentos e preservação da natureza, tendo como fundamento as pesquisas científicas. “Quanto mais pesquisas, tecnologia e pessoas preparadas, mais especializado ficará o agronegócio brasileiro, que representa o maior gerador de emprego e renda no Brasil. Esse setor é responsável, também, por uma grande parcela do Produto Interno Bruto (PIB) da economia do país e, por isso, deve ser muito bem pensado e planejado”.

Sobre as alterações no Código Florestal Brasileiro, Kátia Abreu afirmou que é necessária cautela, já que as novas medidas deverão refletir, diretamente, na vida de aproximadamente cinco milhões de produtores rurais. “Vamos buscar medidas racionais e bem fundamentadas para que possamos dar suporte a uma nova política de responsabilidade ambiental, sem causar prejuízos na vida desses produtores’”.

Em seu discurso, o reitor da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, disse que é de interesse da Universidade estreitar relações com a CNA, através de trabalhos que envolvam a cadeia produtiva. “Colocamos à disposição todo nosso potencial para o desenvolvimento de pesquisas que contribuam para o crescimento do país”.

Boas vindas

Durante o evento, os novos estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da estrutura da Universidade e a associação que representa os pós-graduandos. Eles receberam orientações sobre as atividades que serão desenvolvidas durante o curso e a qualidade das publicações e sua importância no contexto acadêmico.

Um dos grandes desafios dos programas de mestrado e doutorado é a qualidade da produção acadêmica, que interfere diretamente na avaliação dos cursos pela Capes. Segundo o pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Mozar José de Brito, os avanços da tecnologia da informação estão possibilitando o contato com estudos e pesquisas mais atuais. “São cada vez mais variadas as redes de relacionamento que possibilitam ao estudante estar em contato com os mais recentes estudos em sua área de interesse. Outra opção é a infinidade de produções científicas disponibilizadas no Portal de Periódicos da Capes que contribui, de forma decisiva, na qualidade da produção acadêmica”.

O vice-Reitor, Prof. Elias Tadeu Fialho, destacou a tradição e o avanço dos cursos de Pós-Graduação da Ufla em 35 anos de existência. “Constatamos um crescimento considerável ao avaliarmos toda essa trajetória. Foram investimentos na consolidação de uma infra-estrutura adequada para o desenvolvimento de um ensino cada vez mais qualificado. E nossa expectativa é crescer ainda mais”.

A presidente da Associação dos Pós-Graduandos (APG), Fernanda de Oliveira Bustamante, apresentou toda a diretoria e destacou a representatividade da APG em todas as ações realizadas na Ufla.

Números expressivos

Atualmente são 20 programas distribuídos em seis áreas do conhecimento (Ciências Agrárias, Ciências dos Alimentos, Ciências Sociais aplicadas, Engenharias, Medicina Veterinária e Zootecnia), envolvendo 298 professores do quadro permanente da Universidade. Este corpo docente é responsável por orientar 661 doutorandos e 846 mestrandos, num total de 1507 estudantes, o que representa uma relação aproximada de 5,1 pós-graduandos por professor.