“O conceito da paisagem nasce da relação entre o homem, a sociedade e o meio ambiente. Nesse contexto, jardins e paisagens se revelam em percepções que, além dos cinco sentidos, abrangem aspectos culturais, históricos e ambientais, as quais se entrelaçam em seus constituintes materiais e imateriais”.
A partir desse conceito e com o tema central “Os sentidos: jardins e paisagens”, iniciou-se, hoje (18/05), a 5ª edição do Simpósio Internacional de Paisagismo. Realizado pela Ufla e organizado pelo Nepaflor (Núcleo de Estudos em Paisagismo e Floricultura) do Departamento de Agricultura em parceria com a Universidad Nacional de La Plata e a Epamig, o evento tem o apoio do CNPq, Fapemig, Iphan – MG e da Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais.
A mesa que dirigiu os trabalhos da solenidade de abertura foi composta pelo pró-reitor de graduação em exercício, prof. Luiz Antônio Augusto Gomes (representando o reitor da UFLA, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes), pelo chefe do Departamento de Agricultura, prof. Gabriel José de Carvalho, pelo representante da Universidad Nacional de La Plata, prof. Alfredo Benassi, pela coordenadora geral do simpósio, Profª. Patrícia Duarte de Oliveira Paiva e pela presidente do Nepaflor, Daniella Nogueira Moraes Carneiro.
Ao término da solenidade, a profa. Schirley Cavalcante Alves, da Ufla, ministrou a palestra “Os sentidos: jardins e paisagens”.