Mais recursos para as pesquisas de biodiesel na Ufla




Professores que desenvolvem pesquisas na área de inovação tecnológica em biocombustíveis na Ufla aprovaram mais um projeto que vai impulsionar os estudos nessa área do conhecimento. A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência e Tecnologia divulgou o resultado final dos projetos aprovados no edital Promopetro. Foram 22 propostas selecionadas em todo o Brasil, e a proposta da Federal de Lavras receberá o maior aporte individual de recursos: cerca de R$1 milhão

A Ufla foi a única instituição de Minas Gerais contemplada no edital Promopetro/FINEP, que tem o objetivo de promover a divulgação das atividades tecnológicas geradas nas instituições de ensino superior, relacionados aos setores de petróleo, gás, biocombustíveis e petroquímico, junto às instituições de ensino médio.

O desenvolvimento do projeto deverá contemplar atividades que busquem a solução de problemas reais no âmbito das atividades agrícolas, industriais e de serviços dos setores de Petróleo & Gás, Biocombustíveis e Petroquímica, incluindo, também, aqueles voltados para questões ambientais

O projeto da Ufla intitulado “Biodiesel: fator de interação e cooperação acadêmica dos ensinos superior e médio em Minas Gerais” será desenvolvido em parceria com a Fundação Educacional Montes Claros – FEMC. O trabalho foi elaborado envolvendo profissionais de seis diferentes departamentos da Universidade, com o objetivo de desenvolver ações de interação e transferência de conhecimento nas áreas tecnológicas do Biodiesel.

A implantação está programada para o segundo semestre de 2010 e pretende fortalecer as competências tecnológicas do biodiesel na região Norte do Estado de Minas Gerais. De acordo com o coordenador do projeto, professor Pedro Castro Neto, além da integração com outras instituições de ensino e o desenvolvimento de novas pesquisas, essas atividades vão possibilitar a melhoria no Laboratório de Biodiesel da Ufla, com a aquisição de equipamentos para a produção e uso de biodiesel e seus coprodutos.

Clique aqui e confira todas as propostas contempladas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *